Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Qual o real uso de Orientação a Objetos?

Ultimamente estou fazendo pequenos projetos para praticas aquilo que vejo aqui nas aulas, no momento estou focado em Python (github.com/vagnerPG). Porém agora que cheguei em orientação a objetos, não consigo ver qual sua real utilidade. Sei que aprender OO é necessário e importante, mas para que?

No momento estou tentando usar OO para fazer um sistema de aluguel de bicicletas, e o tempo todo fico com um pensamento de "porque estou usando isso? dá pra fazer isso sem precisar de OO".

Enfim, existe algum motivo em especial para aprender orientação a objetos? um motivo tipo: "sem usar OO eu nunca conseguiria fazer isso de uma forma bem feita"

1 resposta
solução!

Olá Vagner, tudo bem?

A Orientação a Objetos é apenas um modo de codificar, uma forma de raciocínio. É possível fazer um sistema extremamente complexo de modo procedural, sem objetos, tanto que os main fames dos bancos estão aí para provar que é possível, mas pode ser que essa solução não seja viável.

Os motivos mais comuns são a reutilização de código, segurança de dados baseado em escopo de variáveis e encapsulamento, abstrações de classes e interfaces, herança e polimorfismo, padrões de projeto consolidados no mercado que funcionam muito bem para resolver vários problemas conhecidos, abstração da ideia de objeto, onde é possível descrever conceitos físicos e abstratos por meio de atributos e ações. O código também se torna mais extensível e tem uma melhor manutenção. Outro bom argumento é que OO é a realidade do mercado, tendo outros paradigmas como funcional e procedural, mas a maioria dos projetos são escritos com a base em OO (lembrando que é possível incluir outros paradigmas, como o funcional, na maioria das linguagens).

Realmente escrevendo programas console não parece ser tão prático o uso da OO, mas quando entrar em desenvolvimento web, entenderá as facilidades que a OO traz para o desenvolvimento, devido às características citadas acima.

Espero ter ajudado!