2
respostas

Qual o problema do meu codigo

Estou com uma duvida, do porque esse codigo não funciona

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 20;

    var cores = ['blue', 'red', 'green']
    var indiceCorAtual = 0; // começa com blue


    function aumentaBola (evento) {
        if (evento.shiftKey){
            raio = raio + 30;
        } 
    }



    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);

        aumentaBola;

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {

        indiceCorAtual++;

        if(indiceCorAtual >= cores.length) {
            indiceCorAtual = 0; // volta para a primeira cor, azul
        }

        return false; // para não exibir o menu padrão do canvas
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;


    function aumentaBola (evento) {
        if (evento.shiftKey){
            raio = raio + 30;
        } 
    }



</script>

e porque esse outro funciona

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'gray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        var raio = 20/

        console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey) {

           raio = raio + 30; // raio agora passa a valer 30!
        }

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

</script>

agradeço desde ja

2 respostas

Olá Rogério,

Analisei o seu código e encontrei os seguintes erros:

erro 1:

função aumentaBola não está sendo chamada corretamente

troque a linha:

aumentaBola;

por:

aumentaBola(evento);

erro 2:

valor do evento oncontextmenu

troque a linha:

tela.oncontextmenu = mudaCor;

por:

tela.oncontextmenu = function() {mudaCor()};

O código ficará da seguinte forma:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 20;

    var cores = ['blue', 'red', 'green']
    var indiceCorAtual = 0; // começa com blue


    function aumentaBola (evento) {
        if (evento.shiftKey){
            raio = raio + 30;
        } 
    }



    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);

        aumentaBola(evento);

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {
        console.log("muda cor");
        indiceCorAtual++;

        if(indiceCorAtual >= cores.length) {
            indiceCorAtual = 0; // volta para a primeira cor, azul
        }

        return false; // para não exibir o menu padrão do canvas
    }

    tela.oncontextmenu = function() {mudaCor()};


    function aumentaBola (evento) {
        if (evento.shiftKey){
            raio = raio + 30;
        } 
    }

</script>

Rogério,

Mais um detalhe... Para mudar a cor do circulo basta clicar com o botão direito do mouse no Canvas.