Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Qual o nome do terminal que ele usa e o programa não deu certo

Bom, hoje passei o dia tentando fazer a comunicação conforme o video, acabei nao conseguindo. Usei apenas o rasp pois eu estava fora de casa, mesmo tendo instalado o paho-mqtt e o mosquitto, o app do meu celular não recebeu resposta, assim como o teste de comunicação publisher-subscriber pelo terminal tambem não funcionou, eu revisei o código, até vi se a formatação do tópico estava correta, cheguei a tentar com o IP do rasp como ensinado no video opcional, assim como com o broker livre do iot.eclipse.org, ambos não responderam ao sinal .

Será que eu errei algo na instalação dos brokers ou do paho? Não deu erro algum no terminal, apenas não recebeu a resposta, no celular apareceu a conexão tudo conforme o video, oque será que tem de errado?

3 respostas
solução!

Vamos por partes, Nicholas!

Você conseguiu fazer rodar no mesmo computador, igual essas screenshots? Na primeira imagem eu rodei apenas o subscriber primeiro, que ficou esperando por uma mensagem, e na segunda imagem eu rodei o publisher, que mandou uma mensagem para o subscriber e os dois programas terminaram.

Sobre o terminal, você pode utilizar qualquer um: o Prompt de Comando se estiver no Windows, o gnome-terminal se estiver no Ubuntu, ou o bash diretamente, se estiver no modo texto no raspberry.

Consegui, abaixo está o codigo antigo, executei o seu código conforme os prints e deu certo, no video dedicado com o rasp foi dito que o a unica coisa que mudaria no código seria o servidor, que no caso do rasp seria o IP, que no meu caso foi 192.168.43.81, e mesmo fazendo o teste com o mesmo código o subscriber não recebia a informação, no caso da lógica de funcionamento do script, oque muda em relação do mqttc.loop para o client.disconnect ? insira seu código aquiimport paho.mqtt.client as mqtt

mqttc = mqtt.Client() mqttc.connect("192.168.43.81",5800) mqttc.publish("nicholas","25") mqttc.loop(2)

Essa porta 5800 está correta? Você tem certeza que não subiu o broker na porta padrão (1883)?

Além disso, o tópico do subscriber é exatamente nicholas?

Por fim, os dois dispositivos estão conectados na mesma rede interna? Se o pacote for transmitido pela internet, o endereço 192.168.43.81 não será resolvido.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software