3
respostas

Qual o melhor cenário para optar por reservar uma instância?

Entendo que um dos grandes diferenciais da nuvem é você pagar apenas por aquilo que você usa. Quando eu reservo uma instância, acredito que existirão momentos que em ela ficará ociosa. O fato de eu ter feito a reserva daquela instância impede que eu diminua os recursos dela ou desligue a máquina durante os momentos em que porventura não esteja sendo utilizada (de madrugada, por exemplo)?

Em resumo, o que acontece quando eu quero alterar as configurações ou estado de uma VM que eu contratei de forma reservada?

3 respostas

Olá Henrique! Tudo bem? A reserva de instância é só para 'garantir' à Azure que você vai utilizá-la até o período proposto. É por isso que ela fica mais em conta. Você pode ficar a vontade para desligá-la, mas não pode alterar configurações de hardware, visto que aí envolve custos (a alteração de hardware) que estão diretamente ligados ao prazo que você contratou.

Obrigado pela resposta, Bruno.

Digamos que eu reserve uma instância por 2 anos, de 30/05/2021 até 30/05/2023, mas que eu desliguei essa instância por 2 meses. Esses dois meses que eu deixei ela desligada dentro do período de reserva serão cobrados?

Não porque não houve uso de computação. Segue documentação pra esclarecimento geral: https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/cost-management-billing/manage/understand-vm-reservation-charges

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software