Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Qual o formato do backlog?

No decorrer do curso, várias aulas abordaram o Backlog do Produto, que trata do detalhamento do produto conforme histórias de usuários e é priorizado de acordo com o valor de negócio, além de ser flexível e evoluir juntamente com as sprints.Entretanto, o backlog sempre foi trabalhado de forma abstrata, sendo um dos artefatos do Scrum, e eu queria entender como esse backlog é construído e mantido, saindo da abstração e partindo para um sentido mais concreto. Qual o formato do documento? Existem softwares para o gerenciamento do backlog? O formato é livre conforme decide o Dono do Projeto? Existe algum modelo base?

5 respostas

Oi Marina tudo bem?

O formato do backlog é de livre escolha, o product owner acaba escolhendo. O que muita gente usa é o Quadro Kanban, o fisico ou o digital (temos o trello, e o jira por exemplo). Tem gente que prefere trabalhar com e-mails, outros com ata de reuniões. Outros com planilha excel. O importante é a transparência, toda a organização pode ter acesso ao backlog (a não ser que seja um projeto confidencial).

Espero ter ajudado!!!

Entendo, mas acho essas formas que você citou muito informais. O backlog, por ser o definidor do 'escopo' do projeto, não deveria ser trabalhado de uma forma mais formal? Entendo que no manifesto ágil diz 'Software em funcionamento mais que documentação abrangente' Mas em um projeto grande, que é necessário ter o acompanhando histórico e da evolução do 'escopo' projeto, não ficaria muito bagunçado se organizado em um Kaban, ou quadro no Trello? Só tenho essas dúvidas, talvez uma aula sobre gerenciamento de Bakclog poderia abordar o assunto, trazer alguns modelos.

solução!

São meio informais sim. Se o projeto precisa de mais robustez talvez o Scrum não seja o mais indicado, mas sim o PMBOK ou o PMBOK Agile talvez.

Outras soluções formais é depois de reunir todos e decidir o backlog enviar e-mail para todos e pedir para confirmar se está tudo correto. Criar documentos estilo PMBOK e pedir para assinarem ou dar um visto. Ou então mais formal ainda é redigir um contrato e todos envolvidos assinarem, esse último é o mais formal possível.

Porém como disse anteriormente o Scrum deixa isso meio livre.

Achei um link de alguns modelos de como o PMBOK faz, dá para adaptar talvez. https://escritoriodeprojetos.com.br/gerenciamento-do-escopo-do-projeto

Quanto as aulas sobre gerenciamento de Bakclog para sugerir algo e ir para equipe de curadoria de cursos use o link no rodapé SUGIRA UMA FUNCIONALIDADE ou SUGIRA UM CURSO (se achar que dá para criar um curso só sobre isso).

Quanto mais gente sugerir mais eles vão ponderar em criar algo.

Muito obrigada André, o link enviado parece ser bem completo. Talvez seja necessário envolver técnicas do gerenciamento tradicional de projeto para atender essa demanda de formalidade.

Disponha e bons estudos!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software