Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Qual o executável do SQL Server Developer?

Ao instalar o SQL Developer me questionei se ele havia uma interface semelhante ao SQL Management.

O executável do Developer é o SQL Server Configuration Manager?

4 respostas

Olá Giseli!

Não entendi sua dúvida, poderia esclarecer melhor? Porque no curso o professor faz primeira a instalação do SQL Server, que é um sistema gerenciador de Banco de dados (SGBD), e depois ele também faz a instalação do SQL Server Management Studio (SSMS), que é é um ambiente integrado para gerenciar qualquer infraestrutura de SQL do SQL Server.

Então qual é sua dúvida? Saber se tem uma aplicação capaz de manipular SQL do SQL server? Se for isso a resposta é sim, quem é o resposável por isso é SQL Server Management Studio (SSMS).

Se não for essa sua dúvida, coloca aqui pra gente poder ti ajudar!

Oi, Jonilson! Tudo bem contigo? Obrigada por retornar.

Veja se entendi bem: Baixamos dois arquivos: um corresponde ao SSMS e outro ao SQL Server Developer (que é o gerenciador do Banco).

O SSMS tem uma interface que utilizamos para conversar com o banco de dados, para isso tem o seu executável.

O SQL Server Developer também tem uma interface? Quando realizei a instalação ele criou um executável chamado SQL Server Configuration Manager, no qual não vi ainda no curso, e me questionei se este é uma outra interface de gerenciamento do Banco de Dados. Se não for, existe alguma interface proveniente dessa instalação?

solução!

Tudo bem Giseli!

Sim, você entendeu certo, porém você está se apegando a versão, o SQL Server é o gerenciador de banco dados, já que os bancos de dados são aquelas estruturas onde temos as tabelas, com as linhas e registros, e o "Developer" é apenas a versão que estamos usando do SQL Server, e se utilizarmos a versão paga do SQL Server (que é a versão Express) também iriamos utilizar o SQL Server Management Studio (SSMS) para manipularmos nossos bancos de dados.

E sim, você pode acessar o SQL Server (qualquer uma das versões, ou Developer ou Express) pelo terminal sem a necessidade de instalar o SSMS para manipular as tabelas, porém os recursos visuais são ruins principalmente para trabalhar com consultas complexas e grade volume de dados, por isso instalamos o SSMS, para termos mais facilidade visual.

Você poderia ir diretamente no terminal e fazer o login no SQL Server e fazer consultas, criar bancos de dados e tudo mais que seja possível, porém é mais fácil usando um interface gráfica com recursos visuais melhores.

Muito obrigada pelo retorno, me esclareceu bastante!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software