Ao instalar o SQL Developer me questionei se ele havia uma interface semelhante ao SQL Management.
O executável do Developer é o SQL Server Configuration Manager?
Ao instalar o SQL Developer me questionei se ele havia uma interface semelhante ao SQL Management.
O executável do Developer é o SQL Server Configuration Manager?
Olá Giseli!
Não entendi sua dúvida, poderia esclarecer melhor? Porque no curso o professor faz primeira a instalação do SQL Server, que é um sistema gerenciador de Banco de dados (SGBD), e depois ele também faz a instalação do SQL Server Management Studio (SSMS), que é é um ambiente integrado para gerenciar qualquer infraestrutura de SQL do SQL Server.
Então qual é sua dúvida? Saber se tem uma aplicação capaz de manipular SQL do SQL server? Se for isso a resposta é sim, quem é o resposável por isso é SQL Server Management Studio (SSMS).
Se não for essa sua dúvida, coloca aqui pra gente poder ti ajudar!
Oi, Jonilson! Tudo bem contigo? Obrigada por retornar.
Veja se entendi bem: Baixamos dois arquivos: um corresponde ao SSMS e outro ao SQL Server Developer (que é o gerenciador do Banco).
O SSMS tem uma interface que utilizamos para conversar com o banco de dados, para isso tem o seu executável.
O SQL Server Developer também tem uma interface? Quando realizei a instalação ele criou um executável chamado SQL Server Configuration Manager, no qual não vi ainda no curso, e me questionei se este é uma outra interface de gerenciamento do Banco de Dados. Se não for, existe alguma interface proveniente dessa instalação?
Tudo bem Giseli!
Sim, você entendeu certo, porém você está se apegando a versão, o SQL Server é o gerenciador de banco dados, já que os bancos de dados são aquelas estruturas onde temos as tabelas, com as linhas e registros, e o "Developer" é apenas a versão que estamos usando do SQL Server, e se utilizarmos a versão paga do SQL Server (que é a versão Express) também iriamos utilizar o SQL Server Management Studio (SSMS) para manipularmos nossos bancos de dados.
E sim, você pode acessar o SQL Server (qualquer uma das versões, ou Developer ou Express) pelo terminal sem a necessidade de instalar o SSMS para manipular as tabelas, porém os recursos visuais são ruins principalmente para trabalhar com consultas complexas e grade volume de dados, por isso instalamos o SSMS, para termos mais facilidade visual.
Você poderia ir diretamente no terminal e fazer o login no SQL Server e fazer consultas, criar bancos de dados e tudo mais que seja possível, porém é mais fácil usando um interface gráfica com recursos visuais melhores.
Muito obrigada pelo retorno, me esclareceu bastante!