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Qual o erro? Código não funciona

<canvas width="300" height="150"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor){

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho);
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor){

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2*3.14);
        pincel.fill();
    }

    function desenhaPaletaDeCores(){

        dsenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "red");
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "green");
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "blue");
    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento){

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha && podeDesenharNaArea(x,y)){

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar(){

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar(){

        desenha = false;
    }

    function podeDesenharNaArea(x,y){

        if(x >= 0 && x < 3*tamanhoQuadrados && y >=0 && y < tamanhoQuadrados){

            return false;} else {

                return true;
            }

        }


    function selecinaCor(evento){

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if (y > yQuadrados && y < yQuadrados + tamanhoQuadrados){

            if (x > xVermelho && x < xVermelho + tamanhoQuadrados){

                corAtual = "red"
            } else if (x > xVerde && x < xVerde + tamanhoQuadrados){

                corAtual = "green";
            } else if (x > xAzul && x < xAzul + tamanhoQuadrados){

                corAtual = "blue";
            }
        }
    }

    var tela = document.querySelector("canvas");
    var pincel = tela.getContext("2d");
    pincel.fillStyle = "lightgray";
    pincel.fillRect (0, 0, 300, 150);

    var desenha = false;
    var corAtual = "blue";
    var xVermelho = 0;
    var xVerde = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores() // mostra os quadrados da seleçao de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = selecionaCor;
</script>
7 respostas

Oi Ana, acredito que esteja faltando o seu código para analisarmos, rs

Posta aqui e já tento dar uma olhada!

<canvas width="300" height="150"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor){

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho);
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor){

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2*3.14);
        pincel.fill();
    }

    function desenhaPaletaDeCores(){

        dsenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "red");
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "green");
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "blue");
    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento){

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha && podeDesenharNaArea(x,y)){

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar(){

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar(){

        desenha = false;
    }

    function podeDesenharNaArea(x,y){

        if(x >= 0 && x < 3*tamanhoQuadrados && y >=0 && y < tamanhoQuadrados){

            return false;} else {

                return true;
            }

        }


    function selecinaCor(evento){

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if (y > yQuadrados && y < yQuadrados + tamanhoQuadrados){

            if (x > xVermelho && x < xVermelho + tamanhoQuadrados){

                corAtual = "red"
            } else if (x > xVerde && x < xVerde + tamanhoQuadrados){

                corAtual = "green";
            } else if (x > xAzul && x < xAzul + tamanhoQuadrados){

                corAtual = "blue";
            }
        }
    }

    var tela = document.querySelector("canvas");
    var pincel = tela.getContext("2d");
    pincel.fillStyle = "lightgray";
    pincel.fillRect (0, 0, 300, 150);

    var desenha = false;
    var corAtual = "blue";
    var xVermelho = 0;
    var xVerde = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores() // mostra os quadrados da seleçao de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = selecionaCor;
</script>

Tinha um erro de ortografia no seu código, faltava a letra "e" quando vc chamou a função, segue a correção da mesma:

    function desenhaPaletaDeCores(){

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "red");
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "green");
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "blue");
    }

Tinha um erro de ortografia no seu código, faltava a letra "e" quando vc chamou a função, segue a correção da mesma:

    function desenhaPaletaDeCores(){

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "red");
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "green");
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "blue");
    }

Obrigada, Agora aparece na tela, mas só consigo pintar com azul. Não mudar de cor quando clico com o mouse em cima das cores. Como faço para consertar?

Ana Flavia

solução!

É outro erro de digitação, rs

Está escrito

 function selecinaCor(evento){

falta um "o", ficando:

    function selecionaCor(evento){