O "if" da função "dificuldade" está sendo ativado independente da resposta do prompt. Toda vez o programa fica na dificuldade 1, e se tirar o "else", ele passa a mostrar o alert dos 3 "if"s e continua na dificuldade 1.
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector("canvas");
var pincel = tela.getContext("2d");
pincel.fillStyle = "lightgray";
pincel.fillRect(0,0,600,400);
var r = 10;
var xAleatorio;
var yAleatorio;
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0,0,600,400);
}
function desenhaAlvo(x, y) {
desenhaCirculo(x,y,r+20,"red");
desenhaCirculo(x,y,r+10,"white");
desenhaCirculo(x,y,r,"red");
}
function sorteiaPosicao(maximo) {
return Math.floor(Math.random() * maximo);
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
}
function dispara(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft
var y = evento.pageY - tela.offsetTop
if ((x > xAleatorio - r)
&& (x < xAleatorio + r)
&& (y > yAleatorio - r)
&& (y < yAleatorio + r)) {
alert("Acertou!");
}
}
function dificuldade() {
var escolha = prompt("Escolha a dificuldade [ 1 / 2 / 3 ]");
if (escolha = 1) {
alert("Dificuldade 1");
dif = 1200;
} else if (escolha = 2) {
alert("Dificuldade 2");
dif = 900;
} else if (escolha = 3) {
alert("Dificuldade 3");
dif = 600;
}
}
dificuldade();
var dif;
tela.onclick = dispara;
setInterval(atualizaTela, dif);
</script>