Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Qual o erro?

O "if" da função "dificuldade" está sendo ativado independente da resposta do prompt. Toda vez o programa fica na dificuldade 1, e se tirar o "else", ele passa a mostrar o alert dos 3 "if"s e continua na dificuldade 1.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector("canvas");
    var pincel = tela.getContext("2d");
    pincel.fillStyle = "lightgray";
    pincel.fillRect(0,0,600,400);

    var r = 10;
    var xAleatorio;
    var yAleatorio;

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {
        pincel.clearRect(0,0,600,400);
    }

    function desenhaAlvo(x, y) {
        desenhaCirculo(x,y,r+20,"red");
        desenhaCirculo(x,y,r+10,"white");
        desenhaCirculo(x,y,r,"red");
    }

    function sorteiaPosicao(maximo) {
        return Math.floor(Math.random() * maximo);
    }

    function atualizaTela() {
        limpaTela();
        xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
        yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
        desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
    }

    function dispara(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop

        if ((x > xAleatorio - r)
            && (x < xAleatorio + r)
            && (y > yAleatorio - r)
            && (y < yAleatorio + r)) {
            alert("Acertou!");
        }
    }

    function dificuldade() {
        var escolha = prompt("Escolha a dificuldade [ 1 / 2 / 3 ]");
            if (escolha = 1) {
                alert("Dificuldade 1");
                dif = 1200;
            } else if (escolha = 2) {
                alert("Dificuldade 2");
                dif = 900;
            } else if (escolha = 3) {
                alert("Dificuldade 3");
                dif = 600;
            }
    }

    dificuldade();
    var dif;
    tela.onclick = dispara;
    setInterval(atualizaTela, dif);

</script>
1 resposta
solução!

Está faltando um = nos if's