Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Qual o computador ideal para programar?

Olá pessoal, estou iniciando na programação, estudo atualmente desenvolvimento web front-end e pretendo comprar um PC. Gostaria que fosse um PC que suprisse as necessidades por um bom tempo (3 a 5 anos)...alguém poderia me ajudar com as especificações (processador, memória ram, armazenamento, placa gráfica, placa-mãe) com um bom custo-benefício?

3 respostas
solução!

Fala Caius, tudo bem?

Para processador, eu recomendo o Ryzen 3 2200g que é um ótimo processador que ja possuí placa gráfica integrada! Você pode utilizar tanto para programação quando para alguns jogos caso gostar. E acredito que irá suprir os 3 a 5 anos tranquilamente.

No caso da memória RAM eu recomendo no minímo uma de 8gb ddr4 para que suporte os processos e programas que geralmente mantemos aberto (e o chrome shuashuashau), porém você também pode optar por uma memória de 4gb mas ficará meio limitado não podendo abrir tantos programas ao mesmo tempo e utilizar programas mais pesados.

Como o processador do Ryzen ja possuí placa de vídeo integrada, acredito que não seja necessário adquirir outra ja que a do próprio processador dará conta do recado. Porém caso queira optar por uma, recomendo uma gtx 750 ti ou uma rx 550 que são ótimas placas de vídeo.

Para a placa mãe, ela deve suportar o processador que você escolher (ou vice-versa), então, caso opte pelo processador citado logo acima, recomendo a placa mãe Biostar A320MH que suporta processadores da AMD com socket AM4 e memórias RAMs ddr4.

Para o armazenamento, eu recomendo um SSD de pelo menos 120gb para armazenar seu sistema operacional, programas mais utilizados como seu editor de código, navegador, e armazenar alguns outros arquivos que você queira abrir ou utilizar com mais velocidade, mas você também pode optar por um HD de 250gb ou 500gb ou mais, ou você pode optar pelo dois, utilizando seu ssd para coisas mais importantes e o hd para coisas mais irrelevantes.

E para a fonte que irá suportar todos esses equipamentos recomendo uma de 550w com selo bronze de qualidade.

Comprando através desses links o valor total vai dar uns R$2000 - R$2500 dependendo se for comprar com a placa de vídeo ou não.

Lembrando que você pode consultar esses modelos em outras lojas e procurar preços melhores por eles!

Espero ter ajudado, bons estudos :D

Olá Mateus Henrique,

Muito obrigado pela incrível resposta, me ajudou bastante a ter uma noção geral dos requisitos. Atualmente moro em Portugal e pesquisando aqui no mercado português e com base no meu orçamento encontrei um possível PC, porém com algumas diferenças em relação ao que você falou, então não sei se seria prejudicial (por exemplo, a fonte é 500W RBV 80+ e não conta nada sobre selo bronze)....segue abaixo algumas informações adicionais, acha que seria algum problema?

• AMD Ryzen 5 PRO 4650G Hexa Core
  • Gráfica Radeon Vega 7 Graphics
  • 16GB RAM (2x8GB) 3200 MHz CL16 TeamGroup Dark Z Grey
  • 480GB SSD TeamGroup GX1
  • Cooler CPU Mars Gaming MCPU120 RGB
  • Gigabyte A520M-H
  • Caixa ATX Kolink Inspire K1 RGB Vidro Temperado
  • Fonte Kolink 500W RGB 80+

Link: https://www.chip7.pt/desktops/92619-computador-gaming-chip7-doit-first-v7-plus-amd-ryzen-5-pro-4650g-hexa-core-16gb-ram-2x8gb-480gb-ssd-fonte-500w-rgb.html#/8-so-sem_sistema_operativo/10-perifericos-sem_perifericos/53-discos-sem_hdd/156-antivirus-n_a/144-placa_de_rede_wireless-tp_link_archer_t2u_plus

Obrigado pela atenção.

Ótimas configurações Caius, irá durar bastante tempo e suprirá tranquilamente os requisitos para o desenvolvimento web e até mesmo outras áreas! O selo é só para garantia de que a fonte é de qualidade, mas essa utilizada é boa sim