Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Qual modificador é o mais utilizado?

Pelo o que eu entendi, o modificador public permite qualquer classe e pacotes acessar o conteúdo de um atributo, método ou classe. Já o private permite somente a própria classe ter acesso a métodos, atributos e classe em si. E o protected permite os filhos da classe mãe e do mesmo pacote terem acessos aos métodos, atributos da classe mãe. E por último, o modificador default permite o acesso aos métodos, atributos somente dentro da própria classe. Estou correto?

Outra pergunta, eu vejo muitos programas Java usando o modificador private , ele seria o mais utilizado por motivos de boas práticas? ou depende muito do que o desenvolvedor quer fazer, ou seja, o contexto do programa?

1 resposta
solução!

Olá Lucas,

Em relação ao default, o tipo (classe, enum, interface, etc), atributo e/ou método pode ser acessado por qualquer outro tipo no mesmo pacote e não apenas dentro da própria classe. Os demais que você citou estão corretos (public, private e protected).

Os modificadores tem relação com o conceito de encapsulamento dentro de orientação a objetos e o desenvolvedor pode escolher o melhor para o contexto de cada programa. É importante pensar em domínios e quem pode/deve acessar o que (qual tipo pode acessar qual característica/comportamento) para definir qual modificador usar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software