Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Qual modelo de currículo para o meu caso?

Boa noite Priscila.

Primeiramente parabéns pelo excelente curso. Está conseguindo passar de forma clara e objetiva o que esperávamos. Tudo tão objetivo que nem preciso colocar os vídeos em velocidade 2x. :)

Brincadeiras a parte, me ajude com uma dúvida. Não consegui definir em que modelo de Currículo Vitae me enquadro. Hoje estou com 33 anos, mas comecei a trabalhar aos 17 em atendimento Call Center e fiquei por três anos. Fui para vendas em loja de telefonia por mais três anos. Entrei então na área administrativa onde se foram mais cinco anos. Em 2014 abri uma empresa de transportes que infelizmente não deu certo e encerrei as atividades este ano (mais quatro anos para a conta).

Atualmente estou no terceiro período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (além das dezenas de cursos que tenho feito aqui na Alura), e estou em busca de oportunidades de estágio na área de Desenvolvimento de Sistemas.

Meu currículo será mais atrativo se for do tipo "sem experiência", uma vez que não tenho nenhuma experiência na área de desenvolvimento de sistemas, ou é interessante que eu tente aproveitar toda a bagagem (mesmo que em outras áreas) de alguma forma?


Bem... Antes de enviar esse texto, acabei voltando no curso e vi que as entrevistas responderam várias das dúvidas que eu tinha. Acredito que a melhor forma é tentar buscar das minhas experiências anteriores pontos que sejam relevantes para a vaga pretendida. Algo que não encontrei foram os arquivos com o antes e depois dos currículos dos entrevistados. Seria interessante ter esse material em mãos para uma análise mais elaborada.

Novamente obrigado, e desde já agradeço sua presteza.

4 respostas

Oi Douglas, tudo bem?

Encaminhei a sua dúvida, vamos aguardar pela resposta dela.

Obrigada e bons estudos :)

Oi Douglas, tudo bem?

Aqui é a Fabiola, instrutora do curso. Que bom que você esta gostando dele!

Cada caso sempré será um caso distinto do outro. O melhor para você neste caso é tentar acumular mais experiências (nem que sejam pequenas) na área de ADS e então colocar isso com um foco maior no seu currículo como uma mudança de área. Como você esta na faculdade, seria legal começar com hackatons, iniciação científica, estagio de ferias, ou até encontros para dizer o quão bom e interessado você esta na nova área!

Você é de qual estado, Douglas?

Espero ter te ajudado. Qualquer coisa, fico a disposição!

Bom dia Fabíola. Estou muito bem e espero que você também esteja.

Muito obrigado pela sua atenção e dicas extremamente valiosas. Quando disse que não tenho experiência na área, me referia a experiências formais. Atualmente tenho me envolvido com alguns projetos pequenos e voluntários de programação. Um deles foi criado por colegas da faculdade e já estamos dando os primeiros passos. Chama-se Code Solidário e estamos bem empolgados com as possibilidades. Claro que essa informação está em meu currículo e quase em letras garrafais. rs. Minha dúvida era se minhas outras experiências (fora da área) seriam interessantes de serem divulgadas. Acredito que sim, por transmitirem a imagem de experiência com o mercado de trabalho de uma forma geral.

Se puder dar uma espiada em https://br.linkedin.com/in/douglascatapreta. :)

E respondendo sua pergunta, sou de Uberlândia / MG.

Novamente obrigado pelo apoio e tenha um excelente dia.

solução!

Oi Douglas!

Que bom que já esta somando experiências! Sim, sao valiosas as experiencias antigas, então use o modelinho de transição mesmo, em que ha um histórico profissional sem maiores descrições do que se realizava e o um resumo do que você é capaz logo após o objetivo - experiências.

Até a próxima, fico a disposição!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software