1
resposta

Qual melhor maneira de migrar para carreira de programação?

Me chamo André e sou gerente de uma disribuidora de filtros industriais. Estou estagnado e desanimado e vou tentar migrar para outra carreira, mas tenho medo, pois ja tenho uma idade avançada, 45 anos. É loucura? Será que vai dar certo? Alguem aqui ja fez isso e pode me ajudar? Aguardo retorno e obrigado.

1 resposta

Oii, André! Seja muito bem-vindo à comunidade e parabéns pela coragem de dar esse passo tão importante.

Querer mudar de carreira, especialmente depois de muitos anos em uma área diferente, é um grande desafio, mas está longe de ser uma loucura. Na verdade, é um movimento cada vez mais comum. Muitas pessoas têm buscado na programação uma nova forma de realização profissional, e isso independe da idade.

Você mencionou ter 45 anos, e é natural sentir medo ou insegurança ao pensar numa mudança como essa. Mas a idade não é um impedimento. A experiência de vida e de trabalho que você já tem, especialmente em liderança, gestão e tomada de decisões, pode ser um diferencial enorme na área de tecnologia, onde essas habilidades também são muito valorizadas.

Claro que haverá desafios: aprender uma nova linguagem, entender lógicas de programação, adaptar-se ao ambiente de tecnologia. Mas com dedicação e consistência, é totalmente possível. Comece com calma, respeitando o seu ritmo. Faça cursos introdutórios, participe de fóruns como este, tente pequenos projetos práticos e vá ganhando confiança.

E mais: você não está sozinho. Muitos outros profissionais migraram para a tecnologia depois dos 40, 50 ou até mais. Há uma comunidade disposta a ajudar, compartilhar experiências e mostrar que sim, é possível.

Continue essa Formação Iniciante em Programação e vá entendendo qual o caminho quer seguir.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!