Oi Ricardo, você tem um baita projeto pra lidar hein!? O que posso pessoalmente te indicar...
Como o Gabriel citou acima, temos várias linguagens possíveis, mas precisamos estar atento a algumas coisas. Você já falou que vai conectar sistemas de câmeras, biometria com a API da Intelbras.
essa API, é uma biblioteca que você baixa e usa no projeto ou é um serviço web?
Se for biblioteca, você precisa estar atento a qual linguagem essa biblioteca usa. E ai, usar essa mesma linguagem para essas partes ou pro todo, já que estudar várias linguagens de uma vez não é uma boa ideia.
Depois disso, você já terá decidido que linguagem estudar. Então, vai precisar solucionar os outros problemas. Vários bancos em servidores diferentes? Use alguma solução de ORM para gerenciar isso. Cada linguagem tem a sua.
Vai precisar exibir tudo isso no navegador? Então vai precisar da tríade: HTML, CSS e principalmente javascript com as APIs de Streaming de vídeo/áudio.
Node pegou a fama de fazer coisas em RealTime. Mas não é necessariamente a única forma de fazer.
Como seu projeto é muito na pegada do IoT, eu recomendaria sim as linguagens Java ou Python e até mesmo JavaScript (talvez).
Nos cursos de IoT, dependendo do projeto, o instrutor usar Python. Eu recomendo você dar uma olhada nestes cursos. Talvez lá você tenha uma indicação de qual caminho pode seguir.
Se tem uma dica que eu posso te dar é, desenvolva com o máximo de coisas que você já tem familiaridade. Se você conhece Java e já viu que dá pra fazer boa parte com Java, use Java. Se for Python, use python, etc. É o caminho pra ter menos dor de cabeças.