Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Qual macbook comprar?

Galera sei que a resposta é depende, mas dada circunstancia que estou iniciando em Swift (embora ja tenha 1 ano de estudos com js; 4meses de estudos em .net e c# e atuo como dev fullstack jr com foco em .net no back), queria saber nos dias de hoje, qual ano recomendado de um macbook para comecar programar com swift?

3 respostas

Fala Angelo, de boa?

Cara tu vai precisar de um macbook pro, desenvolver, ainda mais para plataformas tipo apple ou android, mas no geral, vai precisar de uma maquina que aguente bastante o impacto :)

Matheus, entendo, mas isso não seria a longo prazo? Hoje atuo como dev fullstack .net e queria me aventurar no mundo mobile do ios. Já possuo uma maquina excelente para o android studio, onde posso vir no futuro a estudar algo de kotlin, mas o foco seria iniciar swift, ver se pego gosto pela coisa, pois vejo uma diferença absurda de salario quando se fala em RN, Flutter e iOS/Android nativo. Eu tenho um note windows, e não queria gastar 8k num mac pra aventurar e não curtir a linguagem. Entendo que o ideal seria pegar algo de medio/longo prazo, mas fica inviável por se falar de apple, ainda mais aqui no Brasil. Estou pesquisando alguns macbooks de 2013 e 2014, que ainda atualizam para o bigsur, ir aprendendo aos poucos e fazer um up de memoria no futuro. Isso é uma ideia ruim?

solução!

Oi Angelo, tudo bem?

Concordo que você não precise das máquinas mais potentes e atuais do mercado. Como você mesmo disse, isso seria a longo prazo.

Os macbooks de 2013-2015 ainda dão conta do recado, sim. Um ponto muito importante é o que você mesmo comentou: atualização para o BigSur, assim você consegue utilizar a última versão do XCode (13.0). Quanto a troca de memória, eu não sei dizer se isso é possível.

Vejo inúmeras pessoas que começaram com um Mac mais antigo e fizeram atualização conforme foram crescendo profissionalmente falando. É super possível.

O ideal acredito que seria uma máquina com pelo menos um i5 e 8gb de RAM, com SSD.

Antes de fazer esse investimento, você pode aprender a linguagem de programação Swift, ver se você gosta e se você quer realmente investir na carreira. Você pode inclusive usar alguns editores onlines, como é o caso do replit.

Espero ter ajudado, bons estudos =)