1
resposta

Qual linguagem para servidor escolher?

Bom, eu gostaria de desenvolver um servidor que alimentasse uma aplicação mobile (para iOS) para fazer a persistência, configurações, armazenamento, backup, etc.

Porém eu fiquei na dúvida em qual linguagem escolher para aprender e montar esse servidor. O que eu cogitei (baseado em interesses pessoais e popularidades), foram:

  • Node (Express)
  • Java (Spring)
  • Python (Flask/Django)

Então gostaria de perguntar para vocês qual a sua opinião sobre qual linguagem eu deveria escolher para montar o servidor. Pode ser bem imparcial mesmo, mas gostaria de justificativas relevantes do porquê da escolha, se possível.

Eu gostaria que no servidor fosse possível fazer alguma gerência (não muito complexa), como CRUD e talvez algumas configurações de servidor importantes para o app, através de uma interface web.

Agradeço desde já!

1 resposta

Na minha opinião, qualquer uma das 3 deve resolver o seu problema. Você deve escolher aquela que você se sente mais confortável para trabalhar.

Uma sugestão seria utilizar o Javascript. Então o seu roteiro de estudos poderia seria

1 - Aprender tudo sobre Javascript, começando pelo básico e indo até o avançado 2 - Estudar NodeJS com Express 3 - Criar o backend de sua aplicação e a API para alimentar o seu aplicativo 4 - Em relação ao banco de dados, você pode tentar o Mongo. Mas, você pode usar um baco de dados relacional. A minha opinião pessoal seria usar um banco relacional, mas essa escolha eu faço por causa que eu tenho mais experiência com esse tipo de banco 5 - Estudar React Native e criar o aplicativo para IOS

As vantagens desta abordagem são:

1 - Você teria uma linguagem única, ou seja, você usaria o Javascript para a retaguarda, banco de dados e aplicativo. 2 - A curva de aprendizado/desenvolvimento vai ser menor. 3 - O mercado tem muitas vagas para quem domina estas tecnologias.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software