4
respostas

Qual linguagem devo utilizar?

Bom dia amigos do fórum!

Tenho um projeto pra me ajudar no meu dia a dia profissional (sou advogado e estudo programação). Em minha rotina uso diversos documentos em word que são "modelos".

Varias vezes ao dia eu preciso fazer um documento novo em que eu altero pequenas partes desses modelos, sendo que, em um documento de 20 paginas, a alteração será de apenas alguns poucos dados.

Estou pensando em desenvolver uma ferramenta que me ajude a automatizar esse processo.

Algo em que eu possa inserir os dados que devem ser alterados do documento word e ele já me "devolva" o word "modelo" com as alterações inseridas, porém não tenha a mínima ideia de qual linguagem eu poderia usar para fazer isso, podem me ajudar?

Abraços

4 respostas

A título de exemplo.

Nesse modelo abaixo eu precisaria mudar as palavras que estão em negrito por outras que seriam inseridas conforme a necessidade:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Fala Vitor, tudo certo?

Não existe uma linguagem ideal para desenvolver esse tipo de aplicação, pode ser uma linguagem com a qual você tenha mais facilidade ou esteja mais avançado, pois você terá que lidar com fluxo de entrada e saída de arquivos, que é um assunto um tanto quanto complexo a primeira vista.

Caso você ainda não tenha nenhuma linguagem mais específica, acho que pode ser interessante estudar Python, por ser uma linguagem de muito alto nível, e com curva de aprendizado mais simples do que algumas outras, além de trazer várias bibliotecas que podem ajudar no seu projeto!

Fico à disposição em caso de dúvidas.

Um grande abraço e bons estudos!

Arthur Fernandes

Ainda não iniciei os estudos em Python, mas está no meu planejamento. Por ser uma aplicação que me trará uma maior praticidade na vida profissional pensei em desenvolver ela pois assim alem de aprender como fazer eu iria a corrigindo conforme necessário.

Porém não tenho ideia de por onde começar a fazer essa aplicação.

Opa, acredito que para desenvolver essa aplicação você precise de:

• Conhecimentos em uma linguagem desde a sintaxe básica até fluxo de entrada e saída de arquivos
  • Conhecimentos em expressões regulares

Lembrando que essa linguagem pode ser qualquer uma do seu interesse, sugeri Python pelas características que citei, mas poderia ser JavaScript, Java, C#, dentre muitas outras que conseguem lidar com arquivos.

Nesse primeiro momento é interessante pegar uma linguagem e estudá-la até aprender a mexer com arquivos, para dar o pontapé inicial. Durante os estudos vai ficar muito mais claro a lógica necessária para desenvolver sua aplicação. Além disso, você pode sempre contar com o fórum conforme surgirem dúvidas!

Um grande abraço e bons estudos!