Olá Leonardo,
Desculpa me intrometer no meio do post... mas então, a linguagem ficar de lado é um pouco complicado, por exemplo, o COBOL é uma linguagem bem antiga e até hoje está aí, tanto que tive amigos de faculdade que foram trabalhar com COBOL no primeiro estágio deles (isso foi por volta de 2009 ~ 2010), porém qualquer linguagem pode ser posta de lado a qualquer momento, coisa que com Java não acredito que vá acontecer, pelo menos não tão cedo.
Para o futuro, acredito que você não tenha que saber uma linguagem em específico, o bom é saber todos os conceitos de OO, e desenvolver sua lógica aos máximo possível, caso você for trabalhar com web, tem que aprender MVC, sabendo essas coisas basta trocar de linguagem, claro que a transição não é uma coisa trivial, porém tendo todo o outro conceito formado fica bem mais fácil.
Hoje em dia, PHP e Pynton estão bem em alta, assim como .NET, mas nem por isso Java foi esquecido. E sobre as pessoas recomendarem mais PHP ou Pynton do que Java, por n motivos... acredito que falam isso pois conhecem bem as duas primeiras e acham o Java um pouco complicado, pois ele tem uma curva de aprendizado mais inclinada do que a dos outros dois.
Mas sobre esse lance de escolher uma linguagem para aprender e dar foco é uma decisão bem difícil mesmo pois não sabemos o futuro, muitos colegas meus de faculdade deram foco na linguagem que aprenderam no primeiro estágio, e depois foram adaptando de acordo com o que a carreira deles foi solicitando.
Bom espero ter ajudado.