3
respostas

Qual linguagem de programação para a web é a tendencia para o futuro?

Estou começando a estudar java para web, mas algumas pessoas falam que é uma linguagem pouco otimizada e de baixo desempenho e recomendam outra como Python e PHP, gostaria de saber a opiniões de vocês quanto a isso, pois não quero focar muito em aprender uma linguagem de programação que deprecie cada dia mais.

3 respostas

Leonardo, tudo bem ?

Cara Java é bem utilizado hoje em dia, tem vários frameworks que são excepcionais, por exemplo Spring, que cuida de questão de otimização e desempenho.

Python e PHP também são bem bacanas, são linguagens que são bem utilizadas, com python você pode partir para aprender machine learning, com PHP você pode fazer sistemas web com um pouco mais de facilidade.

Além dessas existe C# que também tem um grande nicho no mercado.

Espero ter ajudado.

Abraços

E em questão de futuro, achas que java pode ir perdendo mercado e acabar ficando "de lado" como dizem?

Olá Leonardo,

Desculpa me intrometer no meio do post... mas então, a linguagem ficar de lado é um pouco complicado, por exemplo, o COBOL é uma linguagem bem antiga e até hoje está aí, tanto que tive amigos de faculdade que foram trabalhar com COBOL no primeiro estágio deles (isso foi por volta de 2009 ~ 2010), porém qualquer linguagem pode ser posta de lado a qualquer momento, coisa que com Java não acredito que vá acontecer, pelo menos não tão cedo.

Para o futuro, acredito que você não tenha que saber uma linguagem em específico, o bom é saber todos os conceitos de OO, e desenvolver sua lógica aos máximo possível, caso você for trabalhar com web, tem que aprender MVC, sabendo essas coisas basta trocar de linguagem, claro que a transição não é uma coisa trivial, porém tendo todo o outro conceito formado fica bem mais fácil.