7
respostas

Qual lente comprar?

Oi, tudo bom? Tenho uma t4i e uma lente 18-55 do kit. Queria uma lente com a mesma distancia focal porem com mais nitidez. Alguma sugestão? A sigma 17-40 parece ser uma boa...

7 respostas

Apesar de não ser uma lente original da Canon, as lentes da Sigma tem ótima ótica e excelente tecnologia. Essa lente em particular eu desconheço (me envia o nome inteiro dela que posso detalhar melhor pra você). Conheço uma mais atual, a Sigma 17-50mm f/2.8 EX DC OS HSM for Canon que é muito boa, lente clara porque tem abertura até f/2.8 e boa nitidez. Como sua câmera não é Fullframe você terá uma pequena perda de 60%, ou seja, essa lente virará uma 27,2-80mm. Essa lente tem ótima relação custo-benefício. Eu não costumo usar lentes que não sejam do fabricante da câmera (eu uso Nikon), mas a Sigma evoluiu muito e já testei algumas lentes deles e aprovei.

obrigado pela resposta. eu escrevi errado, eu estava me referindo justamente a 17-50 sigma. so nao entendi o lance de perder 60% e virar 27-80. poderia me explicar de novo, por favor?

A câmera fotográfica CANON T4i, possui um sensor APS-C, com um tamanho menor que de uma câmera fullframe (que é de 36 x 24mm). O tamanho desses sensores APS-C da Canon é de 22.3 x 14.9 mm, o que representa 60% menor que de um sensor fullframe de uma câmera de 35mm. Um sensor APS-C por ser menor que um sensor fullframe faz com que qualquer lente que você usar tenha efeito e corte diferente. Por exemplo, uma lente de 50mm terá o mesmo efeito de uma lente de 80mm. Câmeras fotográficas da NIKON que não são fullframe tem um corte/perda de 50%, por exemplo. Os sensores dessas câmeras da Nikon tem o tamanho do APS-C em 23.5 x 15.7 mm. A dica que eu dou para quem tem câmeras não-fullframe é de sempre calcular a distância focal da sua lente multiplicando-a por 1.6x (se for Canon) e 1.5x (se for Nikon), assim você saberá exatamente qual a distância focal exata na sua câmera. Mas verifique sempre o tamanho do sensor para saber exatamente o real corte que ele proporcionará. Esse link é de um site muito bom chamado DPREVIEW com as especificações e avaliação de várias câmeras. Esse link é da CANON T4i (https://www.dpreview.com/products/canon/slrs/canon_eos650d/specifications). Um abraço.

Obrigado novamente pela resposta. Bom, como eu disse, tenho uma t4i e uma 18-55. Queria uma lente melhor. Seria então uma boa ideia a sigma 17-50 mesmo com essa historia toda do tamanho do sensor? Ou voce me recomendaria alguma outra boa na mesma faixa de preço...

Essa Sigma 17-50mm é uma boa relação custo-benefício. Agora se você quiser compensar a perda por causa do corte procure lentes mais angulares abaixo de 17mm. Tem algumas como a Canon 10-18mm f/4.5-5.6 , Canon 10-22mm f/3.5-4.5, Sigma 10-20mm f/3.5

Esse corte acontece com a 18-55? porque ela sempre funcionou normalmente na minha t4i, em termos de distancia focal... nunca precisei de menos zoom, entendeu?

Matheus, esse “corte” acontece com todas as lentes. Elas funcionam bem e sem problema algum, mas vc nao tem uma distância focal exata de uma 18-55mm. Porcausa do tamanho do sensor tem o “crop”, logo efetivamente essa lente é uma 27,2 - 80mm. Dá uma checada naquele link. Lá tem informações a respeito do que falei que te ajudarão a entender isso mais ainda. Um abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software