3
respostas

Qual(is) é/são o(s) perfil(s) dos profissionais membros do time Scrum?

As minhas dúvidas são:

  1. Dado o cenário em que um novo time de projeto ganhou licitação de uma empresa pública para tocar projetos que visam dar manutenção e melhorias em sistemas legado do cliente. Considerando também, que, esses sistemas legados foram desenvolvidos em métodos ageís. Existem procedimento no Scrum que visa recepcionar os novos membro? Se sim, quais?
  2. Os membros do time Scrum precisam estarem 100% do tempo da jornada dedicados ao projeto?
  3. O Scrum é viável para times com pouca experiência?
  4. Sobre a rotatividade de colaboradores. Nos métodos estruturados existe um conjunto de documentação, que, também serve para recepcionar e introduzir um novo membro na equipe de Desenvolvimento. No Scrum que pode ser feito para recepcionar o novo membro na equipe de um projeto que já está em andamento?
  5. O Scrum é indicado para projetos com muitos Pontos de funções?
  6. O Scrum é indicado para projetos com longa duração? Qual seria o Timebox máximo para conclusão de um projeto a ser desenvolvido pelo time Scrum?
  7. Ex.: um projeto X que foi realizado em método estruturado levou 1 ano e 6 meses para ser finalizado por uma equipe experiente, mas, que ainda não havia desenvolvido nenhum sistema com a mesma finalidade. Outra equipe com método Scrum que também era experiente e que não havia desenvolvido nenhum sistema com a mesma finalidade, finalizou o projeto Y em tempo siginificativamente menor. Detalhe: os projetos X e Y eram bastantes assemelhados, onde tinham quantidades de pontos de funções equivalentes. Existe algum estudo que faça esse comparativo e que justifique a adoção do método Scrum por conta da entrega do produto final ser mais ágil?
3 respostas

Olá Jefferson.

Tudo bom?

Olha, eu entrei recentemente num Squad que utiliza o método Scrum. No caso da inserção de novos membros, o Scrum Master será a figura que recepciona estas pessoas e as introduzem no método. No meu caso, além de conversas e leituras, a própria experiência acompanhando as Reviews, ajudou muito. Em relação às perguntas 2 ,3 e 4 é importante que os membros se comprometam com as atividades que pegaram e dentro do tempo que eles concordaram ser viável, cada qual dentro da sua jornada. E sim, eu acredito que o método é viável com times com poucas experiências. Em relação à introdução de novos membros, cabe ao Scrum Master sempre estar atento a ferramentas que vão facilitar a educação e evolução do time, se ele decidir podendo ou não seguir com um conjunto de documentação, ou até mesmo desenvolvendo outro modo de situar os novos membros.

Espero ter ajudado :)

Bons estudos e abraços =)

Boa tarde Dani,

Obrigado desde já, mas me refiro a membros com pouca ou nenhuma experiência de profissão e não a falta de experiência com o Scrum.

Mas concordo com você que o Scrum Master seria a pessoa que pode introduzir novos membros quanto ao framework.

Pergunta 3 e 4: nos métodos estruturados, existe a documentação de sistema. E quando falo pouca experiência, não me refiro ao Scrum, mas sim ao projeto em si ou mesmo de profissão. O Scrum tem algum artefato ou cerimônia para introduzir um novo membro (considere membro com bastante ou pouca experiência de profissão e aqueles que ainda não tem)?

Pergunta 2: no Scrum os membros da equipe de desenvolvimento podem estarem em 2 projetos (diferentes metologoias ou não) ou precisam estarem 100% dedicados ao projeto Scrum?

Fiz um curso de Scrum na Alura e iniciei outro, mas ainda sigo com essas dúvidas até o momento.

Olá Jefferson.

Tudo bem por aí?

No caso de pessoas com pouca experiência profissional, o time Scrum pode adotar alguma tática/técnica/dinâmica para recebê-los. Que eu saiba não há uma cerimônia específica para isso, mas o time pode sim inserir alguma dinâmica ou adaptá-la para o framework Scrum. A Retrospectiva pode ser usada como uma forma de introdução, a depender do uso que o Scrum Master ache adequado.

Sim, vocês podem estar envolvidos com outros projetos e outros times que usam outros frameworks, ou até incluir coisas de outros frameworks no Scrum. Inclusive, o Ágil Escalado aborda essa questão, para vários times. Mas lembre-se, não é o Projeto que é Scrum, e sim que usamos o framework Scrum para o desenvolvimento/gerenciamento de um projeto.

Desculpe demorar para te responder. Tive algumas dificuldades para achar novamente seu tópico, rs.

Se você tiver mais dúvidas, é só falar.

Abraços =)