Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Qual informação tenho com o desvio médio absoluto ?

Olá pessoas ! como vão ? bom eu queria entender oque conseguimos concluir com o desvio médio absoluto ! quando pegamos por exemplo um conjunto de dados, onde nesse eu tenho todos os salários do pessoal do financeiro, rh, produção e etc..; faço a soma de todos os salários e divido pela quantidade de funcionários do departamento e assim consigo saber a média salarial do setor financeiro, por exemplo, e assim consigo fazer uma comparação, onde sei que em média o pessoal do financeiro ganha x a mais ou a menos que o pessoal do rh, mas qual a lógica ou conclusão que eu posso ter com o desvio médio absoluto ? o que posso fazer com o mesmo ? alguém poderia me explicar por favor ? Grato !

3 respostas
solução!

Bom dia Igor, tudo bem? Espero que sim!

A média é uma medida central dos dados, mas em muitos casos ela não explicará o seu conjunto de dados totalmente.

Você pode comparar a média dos salários da área financeira com a área do RH através da média, mas somente com a média não verá se os seus dados reais estão próximos da média ou espaçados em relação a média.

O desvio médio absoluto nos dá uma ideia de como os dados estão espaçados em relação à média, e através dele calculamos medidas como variância e desvio padrão que são ainda mais importantes. Vamos a exemplos:

  • Salários do Financeiro: [R$ 2.000,00; R$ 1.800,00; 2.200,00;12.000,00]
  • Salários do RH: [R$ 2.300,00; R$ 2.350,00; R$ 2.400,00; 2.500,00]

Média do setor Financeiro = (2000+1800+2200+12000)/4 = R$ 4.500,00 Média do setor RH = (2300+2350+2400+2500)/4 = R$ 2387,50

Através desse exemplo vemos que a média do Financeiro é quase o dobro da média do setor RH, mas será que isso representa em média todos os funcionários do setor Financeiro recebem mais em média do que as pessoas do setor de RH?

Vemos que há uma pessoa que recebe bem mais que todos os outros e isso puxa o valor da média para cima. Medidas como desvio médio nos mostram o quão distantes da média os nossos dados estão e ajudam a ver se nossos dados estão próximos ou afastados da média.

Selecionei um exemplo mais simplificado, com apenas 4 elementos mas isso acontece em grandes quantidades de dados também.

Espero que tenha entendido.

Estou à disposição. Bons estudos!

João muito obrigado ! sua explicação foi sensacional ! então quanto maior for o meu desvio padrão, maior é distância da minha média a variação da mesma ? muito obrigado mesmo !

Isso mesmo, quanto maior o desvio padrão, maior será o espaçamento dos seus dados em relação a média.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software