1
resposta

Qual habilidade sua que era fundamental 5 anos atrás e hoje já não é mais?

A escrita era uma habilidade que eu considerava essencial há 5 anos atrás. Tenho uma formação em Jornalismo e decidi fazer uma transição de carreira recentemente. Porém, há 5 anos atrás, a escrita era algo fundamental para o bom densenvolvimento da profissão, bem como para os relacionamentos e o mercado de trabalho. Hoje, percebo que com o desenvolvimento de tecnologias e especificamente das inteligências artificias, a escrita tornou-se um critério de menor exigência assim como a habilidade de argumentação, especialmente quando se trata do trabalho com atendimento ao público, área na qual atuo no momento. Acredito que neste mercado, as empresas deveriam investir cada vez mais em capacitações que habilitem os profissionais no desenvolvimento pessoal considerando os diversos aspectos (escrita, fala, gestão de tempo, foca em carreias e relacionamentos distintos).

1 resposta

Coloquei no Discord do Alura, mas também vou repostar aqui kkk

Não sei se é aqui que responde o conteúdo sobre o módulo "Aprender a aprender.." sobre "O seu papel como profissional: "... enfim, vou responder aqui mesmo kkk Qual habilidade sua que era fundamental 5 anos atrás e hoje já não é mais?

R.: Há 5 anos atrás as habilidades que eram fundamentais e que hoje não são mais (ou quase não fazem parte da revolução tecnológica) são os livros impressos. A dependência de se criar mecanismos ou artefatos manuais, hoje em dia existem máquinas ou mesmo protótipos eletrônicos que com a evolução da tecnologia, aprimorou o desenvolvimento de casos repetitivos, tanto industriais como domésticos, exemplos que não faltam como: automação IoT para todas as tarefas de casa, aspirador autônomo, celulares com inteligência artificial, drones autônomos para controle de pragas e irrigação de lavouras ou plantios, cirurgias feitas com precisão através de robôs, etc. Estes são uns dos exemplos que a tecnologia em pouco tempo evolui e que continua evoluindo trazendo novas funções para criarem instrumentos de auxílio doméstico e industrial na demanda que o mundo consolida. (Minha opinião pessoal).

No seu Mercado, o que está mudando? O que deveria ser um ponto de estudos seu agora?

R.: No meu Mercado, o que está mudando é em relação aos hardwares (cada vez mais complexos e menores) isto faz com que (na área antiga) como técnico, fique inviável o reparo em produtos que podem estarem atrelados à um ou mais componentes (processadores equipados com micro ou nano circuitos capazes de manipularem partículas invisíveis à olho nu com velocidade extrema e qualquer alteração pode gerar fadiga ao componente tornando-o descartável) sendo que máquinas de última geração com laser ótico e outras ferramentas de precisão que conseguiria manipular estes componentes, ficando assim impossível investir e ter o retorno do investimento na área. O que deveria ser o ponto de estudos meu agora é focar no aproveitamento desta tecnologia sendo tecnólogo e não técnico.