Coloquei no Discord do Alura, mas também vou repostar aqui kkk
Não sei se é aqui que responde o conteúdo sobre o módulo "Aprender a aprender.." sobre "O seu papel como profissional: "... enfim, vou responder aqui mesmo kkk
Qual habilidade sua que era fundamental 5 anos atrás e hoje já não é mais?
R.: Há 5 anos atrás as habilidades que eram fundamentais e que hoje não são mais (ou quase não fazem parte da revolução tecnológica) são os livros impressos. A dependência de se criar mecanismos ou artefatos manuais, hoje em dia existem máquinas ou mesmo protótipos eletrônicos que com a evolução da tecnologia, aprimorou o desenvolvimento de casos repetitivos, tanto industriais como domésticos, exemplos que não faltam como: automação IoT para todas as tarefas de casa, aspirador autônomo, celulares com inteligência artificial, drones autônomos para controle de pragas e irrigação de lavouras ou plantios, cirurgias feitas com precisão através de robôs, etc. Estes são uns dos exemplos que a tecnologia em pouco tempo evolui e que continua evoluindo trazendo novas funções para criarem instrumentos de auxílio doméstico e industrial na demanda que o mundo consolida. (Minha opinião pessoal).
No seu Mercado, o que está mudando? O que deveria ser um ponto de estudos seu agora?
R.: No meu Mercado, o que está mudando é em relação aos hardwares (cada vez mais complexos e menores) isto faz com que (na área antiga) como técnico, fique inviável o reparo em produtos que podem estarem atrelados à um ou mais componentes (processadores equipados com micro ou nano circuitos capazes de manipularem partículas invisíveis à olho nu com velocidade extrema e qualquer alteração pode gerar fadiga ao componente tornando-o descartável) sendo que máquinas de última geração com laser ótico e outras ferramentas de precisão que conseguiria manipular estes componentes, ficando assim impossível investir e ter o retorno do investimento na área. O que deveria ser o ponto de estudos meu agora é focar no aproveitamento desta tecnologia sendo tecnólogo e não técnico.