11
respostas

Qual habilidade sua que era fundamental 5 anos atrás e hoje já não é mais?

O trabalho em home office era impensável; hoje, uma realidade.

11 respostas

atividades síncronas a longa distância, como reuniões em skype.

Habilidades com ferramentas gráficas como Corel Draw e Adobe Illustrator... Hoje, você resolve tudo online com ferramentas como o Canva... Ainda é preciso ter criatividade para criar coisas originais, mas existem milhares de templates prontos para serem utilizados com uma qualidade impressionante.

No que se refere a minha área de design gráfico, hoje, nós profissionais já temos que lidar com concorrêntes com inteligência artificial. Já existem vários programas e aplicativos onde pessoas, que não são profissionais na área conseguem criar sites, logos, criativos entre outras sem a necessidade de um designer.

Na área Financeira era fundamental o conhecimento em Excel, hoje além desse conhecimento precisamos aprender BI. Como podemos otimizar as análises e ajudar na tomada de decisão.

Na área de novos negócios a gente tinha uma demanda muito mais limitada com tecnologia. Não precisava tanto dessa relação tão próxima com os times de tecnologia, que hoje tenho contato cotidiano.

Na minha área de jornalismo era fundamental que você soubesse escrever bem e apenas isso. Agora é necessário saber escrever bem, usar redes sociais, editores, conhecer de marketing e até ter alguma ideia de HTML.

Qual habilidade sua que era fundamental 5 anos atrás e hoje já não é mais?

Para a minha área de dados, antigamente era fundamental o profissional conhecer bem de modelagem multi-dimensional. Hoje em dia, não se cobra tanto como antigamente, devido a mudança de alguns processos.

No seu Mercado, o que está mudando? O que deveria ser um ponto de estudos seu agora?

Hoje, existe muita preferência para plataformas na nuvem ou soluções prontas vendidas por cloud-providers. Isso é um ponto de estudo.

Na minha área a questão de Gestão de Pessoas e Contratos, nos dias atuais não importa posição ao qual você esteja em uma empresa se faz necessário ter esse tato para lhe dar com pessoas e todos tiveram de alguma maneira que aprender a administrar tudo que esta a sua volta não deixando a cargo de terceiros.

Trabalho com vendas focado em turistas estrangeiros, o que mudou muito por enquanto por causa da pandemia.

Uns 5 anos atrás o quadro de funcionarios era muito grande e por isso precisava agir muito rápido, principalmente a frente de colegas mais "expertos", precisava ir atrás de oportunidades aprecendo fora do horario de trabalho e lidar com grupos grandes. Fazer um bom planejamento semanal para aproveitar as oportunidades e conseguir estar no melhor lugar naquele momento.

Durante a pandemia o foco virou para o mercado nacional e o atendimento muitas vezes acontece pelo telefone, principalmente no WhatsApp, precisando apresentar, descrever e mostrando imagens a distancia e com um quadro de funcionarios muito reduzido preciso resolver mais coisas pessoalmente.

Agora preciso incorporar essa nova opção de vender, mudar a captação de novos clientes e procurar por clientes antigos. Aproveitar o tempo disponivel com trabalhos não ligados direitamente a atentimentos dentro da loja.

Na área de Comunicação as redes sociais hoje estão muito mais em alta. Essa questão de postar, o perfil estar humanizado e não ser um feed apenas de produto.

Na área negocial, a demanda por tecnologia não tinha um perfil tão avançado. Hoje, a relação possui uma proximidade grande com os times de tecnologia.