4
respostas

Qual framework utilizar para Multi-Tenant Schemas?

Boa tarde prezados,

Vou iniciar um projeto que pode estar na nuvem ou instalado localmente no servidor do cliente. Para o projeto na nuvem, preciso utilizar uma arquitetura de multi inquilinos, onde faço o controle de sessões e usuários em um banco de dados, e posterior redireciono o usuário para o banco de dados da empresa ou empresas que ele possui. Bom hoje necessito que cada cliente(Empresa) fique com seu banco de dados, pois na legislação exige que o façamos a devolução dos dados ao cliente, pois o mesmo detém os direitos sobre as informações. Para implementar esse projeto, qual framework vocês indicam para manter uma aplicação e múltiplos bancos de dados?

4 respostas

Oi Stwart, tudo bem ?

Cara um chute que eu falaria, seria para você usar o projeto do spring-netflix, ele sobe diversas aplicações diferentes, onde cada uma tem sua respectiva base de dados e funciona independente dos demais.

Oi Matheus tudo bem sim,

Muito obrigado pela sugestão, no meu caso eu terei apenas uma aplicação servidora no meu back-end, o spring-netflix me permite disponibilizar de forma dinâmica a criação de um novo banco de dados para cada novo cliente? Ou eu tenho a necessidade de criar sempre um novo ambiente para cada novo cliente?

O Front-end utilizarei React e React-Native.

Seria necessario criar um ambiente novo para cada cliente sempre :(

Bom dia,

Vi que posso fazer uma aplicação multi-tenancy por banco de dados com o Spring Boot ou Laravel. Qual usar? Alguém tem experiência nesse tipo de aplicação em algum desses dois framework?