4
respostas

Qual forma de estudo/memorização você utiliza?

Olá!

Venho estudando programação pelo Alura já faz um tempo, más nunca soube se o modo que eu utilizo para memorizar é o melhor ou se eu estou tendo 100% de aproveitamento, queria perguntar para vocês, qual a forma de estudo que vocês utilizam para conseguir aprender/memorizar com mais eficiência as linguagens de programação? Pois parece que quanto mais eu aprendo, mais coisa tem e menos eu sei hehe.

4 respostas

Fala Gustavo pergunta muito boa kkk, Pois então pra você melhorar sua tecnica é só praticando e estudando, ve as videos aulas, e tenta fazer os exercicios e se tiver qualquer duvida que seja, a menos possivel posta aqui no forum quando você tem duvida é que você esta apreendendo, tecnica a melhor na minha opnão é na pratica Gustavo, quando aparecem os erros quando você seleciona os erros quando você ja sabe o erro que está dando. Mais como você falo quanto mais você apreende menos coisa eu sei, acho que praticamente todos passaram por isso kkk, antigamente não sabia nem criar uma classe em java kkk. Deve ser normal o começo mano, depois de uns 3 meses você olha e ve o tanto que já apreendeu e como era antigamente kk. Gustavo erros são comuns. E lembre - se quando tiver com duvida seja la oque for, posta aqui para resolver essa sua duvida e você apreender mais uma coisa, daqui uns tempo você vai tirando suas duvidas estudando e apreendendo que quase não ira ter duvida. Só não para de estudar cara! Um dia a gente chega la!! Abraço

Eu fiz um curso de aprender a aprender no coursera e me ajudou a memorizar as coisas mais fáceis com algumas técnicas de aprendizado o link dele está aqui: https://www.coursera.org/learn/aprender

Gustavo, para mim a melhor forma é pondo a mão na massa.

Exemplo: Pegue um conteúdo recém aprendido e crie um novo projeto em que possa aplicar o conteúdo aprendido, comente cada bloco os motivos de cada um deles e vá testando variantes.

Esse projeto você pode ir melhorando conforme vai aprendendo coisas novas, volte nele e melhore, tente criar conexões com o que já existe nele e vá sempre incrementando e testando variações.

De tempos em tempos, tente revisar ele para tentar achar formas de aprimorar e sempre lembre de comentar o que está fazendo.

Esse projeto frankenstein vai servir de consulta futura quando você estiver em dúvida "Como faz parar converter X para Y mesmo?", "Como crio uma tabela temporária mesmo?"...

Outra dica: Ajude outros usuários do fórum nos cursos que você já concluiu, vai reforçar seu conhecimento já obteve.

Gustavo, sobre a parte de "quanto mais estudo mais percebo que não sei nada" não se preocupe: é normal e tem que ser assim mesmo.

Mostra que você está no caminho certo.

Sobre os cursos da nossa área, saiba que temos sorte: a área de programação é inerentemente PRÁTICA. E é pela prática apenas que se absorve melhor conteúdo.

Então, assista à aula e imediatamente pratique. Ainda que seja um exemplo bobinho.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software