1
resposta

Qual estrutura pode ser adotada quando o número de projetos se torna elevado?

eu trabalho com produção de eventos e hoje fazemos até 5-6 projetos simultâneos por mês, porém a empresa sofre muito com desorganização e departamentos geridos por chefes... existe um departamento PMO, porém o gerente de projetos não tem nenhuma autonomia. diria que ela é funcional.

Qual estrutura pode ser adotada quando o número de projetos se torna elevado? Quais as características desta estrutura?

1 resposta

Isabela, tudo bom?

Uma vez fiz um treinamento e fizeram a seguinte pergunta: Como gerir projetos em uma empresa separada por silos que não se comunicam e são desorganizados? A resposta foi bem clara, não se gere, se vive um dia de cada vez!

Qualquer metodologia, ou framework no caso do Agile, não vai funcionar se não for reformulada a cultura da empresa. Seja de forma dura e geral, seja de forma leve e pontual.

Se há um departamento de PMO entre vocês para ele tem que ser dada autonomia e pode para gerir os projetos. De nada adianta ter esse departamento se ele tem sua autoridade rebaixada o tempo todo. A alta direção precisa entender e patrocinar essa ação. Caso contrário cada área ficará trabalhando de forma isolada, sendo reativa nos problemas e dificultando a organização dos projetos.

Lembrando que quando falamos que algo é desorganizado a alta direção deve entender que está perdendo dinheiro. Seja no tempo desperdiçado, seja nos produtos inutilizados, seja refazendo algo. E esses não são objetivos de uma corporação.

Assim, é preciso levar esse problema para os tomadores de decisão (alta direção, CEO, presidente, etc) para que ele apoiem a área de PMO a gerir projetos. Ou acabem com a área e adotem outras metodologias. Fica a cargo da estratégia deles com relação ao negócio.

Espero ter ajudado.