Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Qual escolher?

Estou procurando curso para iniciar em banco de dados e gostaria de saber qual deveria fazer primeiro? Vi que há o "SQL com MySQL Server da Oracle" e esse "Oracle SQL e PL/SQL". Por qual deveria começar? Se houver outro que antecede esses por favor em digam.

3 respostas

Oi Kennedy, tudo bem?

A linguagem SQL é padrão. No entanto cada banco de dados (Oracle ou SQL Server) vai apresentar as suas especificidades. Para o Oracle as especificidades estão no PL-SQL e para o SQL Server são feitas com T-SQL. Antes de aprender a trabalhar co PL-SQL ou T-SQL você deve aprender o SQL padrão.

Aqui na Alura recomendo que você faça o curso de SQL Server primeiro, pois o curso está muito bem estruturado e você vai aprender com facilidade.

Não posso dar a minha opinião a respeito do curso de MySQL porque ainda não o fiz.

Já o curso "Oracle SQL e PL/SQL" da Alura apresenta algumas falhas que podem dificultar a aprendizagem de quem está começando.

Segundo a Alura, este curso está sendo regravado e será substituído em breve.

Resumindo, recomendo que comece por esta formação:

https://cursos.alura.com.br/formacao-microsoft-sql-server-2017

Espero que tenha ajudado.

solução!

Kennedy,

Acabei de visualizar rapidamente o curso de MySQL e pode ser uma boa alternativa também.

Então, só recomendo que não comece pelo "Oracle SQL e PL/SQL" antes da nova gravação ser disponibilizada.

Farei esse Microsoft SQL então. Muito obrigado pelo esclarecimento!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software