Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Qual editor aprender?

Olá, meu nome é Rodrigo e eu estou querendo aprender a editar vídeos com o intuito de postar no youtube, eu não sei nada de edição e estou aqui exatamente para aprender, mas eu vi que a alura oferece cursos para o adobe premiere e para o final cut, minha pergunta é, qual dos dois eu devo focar? sei que o premiere é mais para conteúdos profissionais, mas já ouvi que é melhor começar pelo premiere pois você já se acostuma com um bom editor ao invés de mais pra frente ter que reaprender tudo.

3 respostas
solução!

Final Cut Pro X

Se você é usuário de Mac, da Apple, o Final Cut Pro X é um programa de edição de vídeos que você pode utilizar, principalmente se você já tem algum conhecimento sobre edição, já que esse é um software considerado profissional.

Vantagens

● Esse é um programa de edição de vídeos muito popular por causa da rapidez de sua renderização, apesar deste aspecto ser muito mais relacionado ao hardware que você utiliza em seu computador;

● Para utilizá-lo, não é necessário ter aplicativos de suporte;

● Você consegue editar vídeos em modo offline;

● O Final Cut Pro X apresenta efeitos e gráficos em tempo real.

Desvantagens

● Esse é um software compatível apenas com macOS;

● Não é um programa de edição gratuita, e o valor atual é USD 299.99 (porém, esse valor é pago apenas uma vez);

● Está disponível em Alemão, Chinês, Espanhol, Francês, Japonês e Inglês, mas ainda não há uma versão em Português.

Adobe Premiere Pro CC

Muito utilizado comercialmente, o Adobe Premiere Pro CC é um programa de edição de vídeos profissional do pacote Adobe.

Vantagens

● O Premiere é um editor compatível tanto com o sistema iOS quanto Windows;

● Ele é compatível com vários aplicativos gráficos, por exemplo, o After Effects;

● Há um recurso de rastreamento avançado que identifica objetos e faces e, assim, elimina espaços vazios automaticamente;

● É possível escolher qual o tipo de Premiere você quer adquirir a licença, já que existe mais de uma opção, como o Premiere Elements 15, que é mais acessível para iniciantes, diferente do Premiere Pro CC, um editor de vídeos mais profissional;

● Por ser um programa mais profissional, o Premiere possui uma quantidade bem grande de efeitos para acrescentar em seus vídeos.

Desvantagens

● O Premiere é um programa pago e os valores variam entre R$175,00/mês para obter todos os aplicativos (como Premiere Pro, After Effect, Photoshop, etc.) e R$71,00/mês para utilizar apenas o Premiere;

● Apesar de ser um editor completo e muito utilizado, há relatos de usuários que dizem que ocorrem bloqueios e lentidão na renderização de vídeos, mas, mais uma vez, é bem provável que isto esteja mais relacionado com o hardware do computador utilizado;

● Para alguém que está começando a editar vídeos agora, é provável que encontre algumas dificuldades, já que essa é uma ferramenta profissional.

Qual editor aprender?

Considerando as vantagens e desvantagens recomento o Adobe Premiere pelo fato da assinatura é uma vantagem para quem quer aprender, por ser compatível com mais de um sistema operacional e ser compatível com vários aplicativos gráficos, por exemplo, o After Effects.

Se estiver de acordo com a resposta favor marcar como solucionado.

poxa, a mensalidade é um pouco cara para mim, mas obrigado pela resposta, vou pensar no que eu faço

Rodrigo,

Poderia marcar como solucionado para me ajudar a gangar XP