Boa tarde pessoal! Desejo que estejam todos bem.
**Meu combo de estudos = "Fones de ouvido + músicas lo-fi e de rgp + método pomodoro + método Feynman + desafio pessoal + recompensa.**
Explicação: Sou uma pessoa que utiliza vários métodos(dependendo do assunto em estudo), mas tenho muita(muita!) dificuldade com barulhos e ruídos. Eles quebram a minha "linha de raciocínio" e me forçam a voltar ao "passo inicial", isso é mentalmente desgastante. Daí descobri um meio óbvio de evitar isso... "fones de ouvido"! Mas os fones de ouvido só funcionam para "receber informação"(vídeo aulas, podcasts, audiobooks, etc...). Pensando em "resolução de problemas" descobri que músicas de RPG e Lo-Fi criam uma "bolha" que me isola de ambientes externos e mantém meu foco constante no aprendizado quando estou exercitando aquilo que aprendi(quando estou criando um algoritmo, resolvendo uma equação matemática, redigindo uma redação, etc...), pois esse tipo de música não me distrai, cria uma trilha sonora ambiente e ainda me "isola" de outros barulhos. Eu sempre me desafio a resolver algo(seja assistir a uma quantidade de aulas, estudar por algum tempo mínimo, ou solucionar uma problema), para isso aplico o método pomodoro como um aliado na gestão de tempo e o método Feynman na construção do conhecimento. Por último, me dou uma recompensa que me "desligue" dos estudos, pode ser um episódio de uma série, um jogo de vídeo game, uma comida, uma atividade física, etc... Algo que eu gosto e me gere algum prazer sem compromisso, mas que não é minha prioridade.
Eu sei que o comentário ficou extenso, mas espero que seja útil a mais alguém. E caso as coisas não estejam bem agora, seja forte e constante, pois a noite não dura para sempre e logo o dia vai nascer. Abraço!