21
respostas

Qual é o seu método favorito para aprender algo novo e por quê?

Cada pessoa tem um jeito único de aprender. Alguns preferem aulas presenciais ou online, enquanto outros se dão melhor com livros, vídeos ou a prática direta. Há quem goste de anotar tudo, criar mapas mentais ou até ensinar outras pessoas como forma de fixar o conteúdo. E você, o que funciona melhor no seu processo de aprendizagem? Compartilhe seu método favorito e como ele te ajuda a alcançar melhores resultados!

21 respostas

Acredito que meus métodos favoritos são videoaulas e praticas

Eu aprendo melhor colocando em pratica, mas também me ajuda bastante fazer com base em algum exemplo.

Sou muito visual e também aprendo muito fazendo, ou seja, colocando a mão na massa.

Meu método de estudo, e o método de escrita, mas aprendo muito com explicação e discussão do assunto que estou estudando a troca de conversas sobre o assunto me ajuda na fixação do material

Eu prefiro aprender começando pela teoria e depois aplicando a prática com exemplos, esse método pra min é eficaz porque permite construir uma base sólida de conhecimento antes de experimentar e aprofundar o aprendizado.

Aprendo melhor na prática após ver o desenvolvimento da atividade.Claro, uma base de conhecimento solida ajuda muito.

Gosto mais da prática, testar diferentes métodos e chegar no resultado.

acredito que a melhor foma de aprender é estando .em sintonia com você mesmo ,descansando de 7 á 8horas por dia ,se alimentando bem já é um bom começo ainda mais nessa época de constantes mudanças onde não podemos realizar nada sem saúde. necessitamos aprender e ensinar para reaprender melhor ainda quando vemos outros evoluindo. essa forma recíproca ajuda a cognitiva forma de captar informações no córtex pré frontal.

minha forma de aprender é vendo alguem explicando, após ver uma explicação eu consigo replicar em minhas atividades e até em outros contextos.

A forma de aprender com que mais me identifico é aprender a teoria (através de alguém com mais conhecimento ou estudo) e logo em seguida aplicá-la, para reforçar o que recebi e encontrar os pontos que tenho dificuldade

Eu aprendo mais rápido com vídeo aulas e logo depois colocar em pratica aquilo que foi mostrado e explicado.

fiquei feliz em saber que cada um tem um momento especifico de aprendizado porque antes me obrigava a entrar no fluxo de aprendizado dos outros e isso me deixava um pouco sobrecarregado.

Gosto mais de ver vídeos e colocar as informações mais importantes no papel. Após esse momento, coloco em prática pra saber se vai dar certo.

Sim eu aprendo muito por EAD, presencial drena muito a energia e ao chegar em casa o corpo só quer descansar. EAD facilita muito o rpocesos de retensão sem distrações pra mim.

Curto muito EAD, ela facilita a vida de quem quer e precisa estudar, consigo aprender com vídeos e colando tudo em pratica, dia após dia.

Boa tarde pessoal! Desejo que estejam todos bem.
**Meu combo de estudos = "Fones de ouvido + músicas lo-fi e de rgp + método pomodoro + método Feynman + desafio pessoal + recompensa.**
Explicação: Sou uma pessoa que utiliza vários métodos(dependendo do assunto em estudo), mas tenho muita(muita!) dificuldade com barulhos e ruídos. Eles quebram a minha "linha de raciocínio" e me forçam a voltar ao "passo inicial", isso é mentalmente desgastante. Daí descobri um meio óbvio de evitar isso... "fones de ouvido"! Mas os fones de ouvido só funcionam para "receber informação"(vídeo aulas, podcasts, audiobooks, etc...). Pensando em "resolução de problemas" descobri que músicas de RPG e Lo-Fi criam uma "bolha" que me isola de ambientes externos e mantém meu foco constante no aprendizado quando estou exercitando aquilo que aprendi(quando estou criando um algoritmo, resolvendo uma equação matemática, redigindo uma redação, etc...), pois esse tipo de música não me distrai, cria uma trilha sonora ambiente e ainda me "isola" de outros barulhos. Eu sempre me desafio a resolver algo(seja assistir a uma quantidade de aulas, estudar por algum tempo mínimo, ou solucionar uma problema), para isso aplico o método pomodoro como um aliado na gestão de tempo e o método Feynman na construção do conhecimento. Por último, me dou uma recompensa que me "desligue" dos estudos, pode ser um episódio de uma série, um jogo de vídeo game, uma comida, uma atividade física, etc... Algo que eu gosto e me gere algum prazer sem compromisso, mas que não é minha prioridade.
Eu sei que o comentário ficou extenso, mas espero que seja útil a mais alguém. E caso as coisas não estejam bem agora, seja forte e constante, pois a noite não dura para sempre e logo o dia vai nascer.  Abraço!

Olá boa tarde. Eu tenho muita dificuldade em manter a disciplina e foco. Ja conhecia e aplicava a técnica de pomodoro, foi algo que me ajudou muito. Todo o conhecimento passado nessa disciplina, agregou muito. Muita coisa não conhecia. Esta sendo algo que está me ajudando com o EAD.

Utilizar Pomodoro para gestão de tempo e praticar bastante.

Sou muito visual, gosto de ver os videos primeiro, absorver o que foi aplicado e depois assitir novamente e anotar. Depois com bases nas minhas anotações eu tento reproduzir/solucionar o que foi apresentado. Nas minhas anotações além do que escrevi tento sempre ter uma "imagem" do exemplo, como se fosse um passo a passo :).

Uso o médoto visual e auditivo, a leitura também ajuda bastante quando é um assunto que não domino muito. Os métodos indicados vão ajudar bastante, principalmente no controle do tempo e aplicações práticas.

Oi, Tiago. Meu método favorito é mergulhar de cabeça no assunto, igual a um desafio de quebra-cabeça, vejo vídeos mais de uma vez , e vou encaixando as peças com prática, desafios.