2
respostas

Qual é o meu Ikigai?

Refletindo sobre o tema proposto, posso definir meu Ikigai da seguinte forma:

AQUILO QUE VOCÊ AMA:

1. Criar conexões;
  2. Desenvolver com criatividade e autonomia;
  3. Compartilhar ideias e encontrar soluções de melhoria baseando-se em experiências compartilhadas.

AQUILO QUE VOCÊ É BOM EM FAZER:

1. Sou excelente em lidar com pessoas;
  2. Me comunicar;
  3. Buscar soluções criativas para resolver problemas.

AQUILO QUE VOCÊ PODE SER PAGO PARA FAZER

1. Desenvolver sistemas e soluções para diversos negócios;
  2. Atuar com gestão de projetos, ou melhoria de processos;
  3. Ser uma ponte entre comercial e operação;

AQUILO QUE O MUNDO PRECISA:

1. Ideias novas, e métodos diferentes e diversificados para solucionar problemas reais;
  2. Impacto, as pessoas devem ser impactadas de maneira positiva, sem exclusão com relação à classes sociais, idades, religião, gênero, etnia ou orientação sexual;
  3. Sustentabilidade, fazer muito com pouco, utilizando apenas o que for necessário;

No final, meu foco (Ikigai) é gerar impacto positivo nas pessoas, utilizar recursos de maneira sustentável, promovendo conexões e diversidade. Solucionar problemas reais de maneira efetiva.

Gosto da área de programação por ter esta autonomia de criar, desenvolver soluções e poder realizar meus objetivos de maneira criativa.

2 respostas

Ei, Emilly! Como vai?

Parabéns por concluir a atividade e obrigada por compartilhar com a gente! Sua visão de impacto positivo e inclusão mostra um Ikigai bem alinhado com valores importantes.

Dica: que tal transformar esse Ikigai em um quadro visual? Você pode usar ferramentas como o Canva ou Miro para montar uma mandala e deixá-la visível no seu espaço de estudo ou trabalho. Isso ajuda a manter o foco nos seus objetivos!

Continue se aprofundando nesse autoconhecimento, ele é fundamental para tomar decisões mais conscientes sobre sua carreira. E qualquer dúvida, compartilhe na comunidade do fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

AQUILO QUE VOCÊ AMA:
Ajudar pessoas a resolver problemas.

Trabalhar com tecnologia e aprender coisas novas.

Ter liberdade e equilíbrio na vida profissional.

AQUILO QUE VOCÊ É BOM EM FAZER:
Organização e administração de tarefas.

Comunicação e atendimento ao público.

Aprender rápido e se adaptar a novas ferramentas.

AQUILO QUE VOCÊ PODE SER PAGO PARA FAZER:
Gerenciar processos e pessoas.

Trabalhar com tecnologia e suporte.

Desenvolver soluções digitais (social media, programação, análise de dados).

AQUILO QUE O MUNDO PRECISA:
Profissionais preparados para o digital e tecnologia.

Pessoas que saibam unir empatia e inovação.

Soluções que facilitem a vida das empresas e das pessoas.

Cruzando tudo isso (possível Ikigai):
“Quero unir minha paixão por ajudar pessoas e meu interesse em tecnologia, me tornando uma profissional que cria soluções digitais simples e eficientes, facilitando a vida das pessoas e das empresas. Quero trabalhar com algo que me desafie, me faça aprender sempre e ainda me permita viver com equilíbrio e propósito.”