"A Cultura come a estratégia no café da manhã" (Peter Drucker)
A reflexão de Peter Drucker foi impactante no presente momento que me encontro. Hoje tenho a coordenação geral de um Colégio privado, que se localiza em uma data cidade de interior do norte do paraná. Estou com o desafio em apresentar e trabalhar com uma proposta de material 100% digital, não havendo mais o antigo livro de papel ou a apostila tradicional de anos utilizada por gerações. Foram montado inúmeras estratégias para apresentar o produto e ganhar a confiança do mercado nesta cidade de interior.
Nesta estratégias consigo aperceber que alguma funcionaram bem, e outras não. O maior desafio é encontrar um ponto de equilíbrio em criar uma estratégia seja ela de marketing, econômica, social, ideológica e principalmente em cidades de interior uma estratégia que equilibre com a CULTURA local.
Sabendo que a cultura local são de pequenos comércios e da concentração da renda nas mãos de fazendeiros que também administraram imóveis para locação. Criamos uma fala simples e com linguagem própria para ter sucesso e fazer o colégio crescer de 2021 para 2022 aproximadamente 11% em numero de alunos e uns 9% em receita. Incrivelmente os números do crescimento em alunos e receita não caminharam juntos nesta campanha 2021/2022; tivemos que renegociar algumas matriculas para manter os clientes antigos, todavia conseguimos bons valores em clientes novos.
O desafio agora é criar uma campanha 2022/2023 que não tenhamos tantas negociações e a continuidade de novas matriculas com bons valores.