Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Qual é a quantidade de memória RAM utilizada pelo sistema para alocar os datasets da aula ?

Ao importar os conjuntos de dados disponibilizados pelo professor através do link do Inep, tenho tido problemas com relação à quantidade de memória RAM que é utilizada para alocar eles no Rstudio.

O conjunto de dados do enem do ano de 2012 por exemplo, consome 4GB da RAM o que torna impossível a importação de todos os 8 anos que foram utilizados na aula.

Contudo ao assistir a aula que vem a seguir foi possível observar que o dataset que foi criado pelo professor utilizando os dados dos 8 anos não passou de 600mb. Alguém saberia me informar o porque?

E mais, está acontecendo algo de errado na importação, que está fazendo com que o dataset fique tão grande assim ?

1 resposta
solução!

Boa noite João, No curso é utilizado uma amostra das bases de dados do INEP, esse procedimento foi adotado por causa da quantidade de registros, o que pode causar algum problema ao carregar os dados ou durante o curso ao realizar alguma visualização. Assim, baixe os dados disponibilizados junto ao curso, o link está disponível na aula 1.

Até mais.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software