2
respostas

Qual é a principal ameaça ética à integridade das corporações?

Considerando a importância da liderança ética para oferecer uma "contribuição decisiva para manter a engrenagem dos bons princípios corporativos funcionando permanentemente nas empresas", entendo que a maior ameaça à integridade nas organizações está relacionada à atuação de líderes despreparados seja para desenvolver uma forte cultura de integridade seja para se perceber responsável por isso como agente de governança (desnecessário mencionar liderança antiética). Este tipo de situação mina qualquer relação em que as bases são a confiança, o respeito mútuo e a credibilidade.

2 respostas

Olá, Tânia!

Sua reflexão sobre a importância da liderança ética é muito pertinente. Realmente, líderes despreparados ou que não se percebem como agentes de governança podem representar uma ameaça à integridade das corporações.

No entanto, de acordo com o contexto da atividade que você está estudando, a principal ameaça ética à integridade das corporações parece estar relacionada aos comportamentos inadequados dos colaboradores. Isso inclui situações como aceitar tratamento especial por parte de clientes e se comunicar de maneira ambígua com os colegas de trabalho, o que pode dar margem a interpretações conflitantes.

Por exemplo, se um colaborador aceita um presente caro de um cliente, isso pode comprometer sua imparcialidade ao tomar decisões que envolvam esse cliente. Da mesma forma, a comunicação ambígua pode levar a mal-entendidos e conflitos, prejudicando o ambiente de trabalho e a eficiência da equipe.

Portanto, embora a liderança ética seja crucial, a conduta de cada colaborador também é fundamental para manter a integridade corporativa.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Eu entendo que a falta de uma identidade corporativa. Quando falao na falta da identidade me refiro não às placas com missão, visão e valores, mas em como essas ideias estão internalizadas por seus lideres e colaboardores. Entendo que mais do que espalhar as plaquinhas pela empresa, é preciso ter isso como cultura organizacional.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software