Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Qual das collections possuiu uma melhor perfomance

Qual collections oferece uma melhor perfomance: list ou set. Sei que cada solução se aplica em cenário específico. Exemplo: Eu posso fazer uma interação em uma lista e verificar se existe itens duplicados e remove-los, será que essa solução oferecia uma performance melhor do que o set. Existe alguma ferramente que avalia o tempo de execução de lógicas?

2 respostas
solução!

Olá Thailan, tudo bem?

Em relação à sua pergunta, a escolha entre List e Set depende do contexto em que você está trabalhando. O Set é uma coleção que não permite elementos duplicados, então se você precisa garantir que não haja elementos repetidos, o Set é a melhor opção. Já a List permite elementos duplicados e é mais adequada quando você precisa manter uma ordem específica nos elementos.

Quanto à sua dúvida sobre a performance, é difícil dizer qual é a melhor opção sem conhecer o seu caso específico. No geral, o Set tende a ser mais rápido para verificar se um elemento existe, já que ele usa uma tabela hash internamente para armazenar os elementos. Já a List pode ser mais rápida para acessar elementos em posições específicas, já que ela mantém uma ordem específica nos elementos.

Existem várias ferramentas que podem ser usadas para avaliar o tempo de execução de lógicas, como o JMH (Java Microbenchmark Harness) e o Kotlinx Benchmark. Essas ferramentas permitem que você crie testes de performance para comparar o desempenho de diferentes soluções.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Obrigado pelo retorno Matheus.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software