Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Qual curso devo seguir?

Ola galera ! Gostei bastante dessa parte de programação, mas tenho algumas duvidas ..

Primeiro: Qual graduação vocês recomendam para a área de programação? Ciências da Computação ou Sistema da Informação.

E aqui pelo Alura mesmo. Estou fazendo aqueles cursos iniciais de logica da programação do Alura. Qual fazer depois Java ou C# ?

3 respostas
solução!

Oi Giuliano,

Entre as faculdades depende do que vc deseja agora.. Ciência tem como objetivo te transformar numa cientista da computação mesmo.. Vai trabalhar parte de pesquisa, vc vai ser apresentado a várias diferentes assuntos e vai ter a oportunidade de decidir o seu caminho...

Sistemas é bem mais focado no mercado em si. Eu gosto mais da primeira, foi a que eu fiz. Não acho que a faculdade precisa, necessariamente ter matérias super focadas no mercado, até o mercado muda bastante. Gosto de algo mais atemporal e a faculdade de ciências casa mais com isso.

Em relação a trilha que vc deve continuar, acho que vc deve fazer as duas. As duas linguagens são super fortes no mercado :). Começa pelo c# e depois vai para o java..

Boa tarde, amigo. O que o Alberto falou faz todo o sentido.

Eu atualmente estou cursando SI, o curso realmente é mais voltado para o mercado, porém é verdade que ainda assim é necessário que você continue correndo atrás das novidades que aparecem, afinal na área da tecnologia todo dia você está aprendendo algo novo.

Já ciências irá te preparar para o mercado também, porém seria mais proveitoso você se tornar um profissional da área acadêmica (Pesquisador, professor, etc.)

Eu aconselho você iniciar com o paradigma da orientação a objetos, escolhendo a linguagem de sua preferência.

Abraços!

Olá Giuliano,

Falando como alguém que estudava Ciências da Computação até semestre passado e agora cursa Sistemas da Informação, a diferenças de ambas faculdades pode ser sútil ou bastante considerável, dependendo do grade da Universidade em si.

O que difere as duas é a questão do foco da faculdade. Enquanto eu cursava Ciências da Computação, minhas disciplinas eram bastente focadas em matemática e em computação téorica.

Agora que cursos Sistemas da Informação, o foco é gestão de TI, análise de sistemas e boas práticas de desenvolvimento de software.

Mas isto não significa que alguém que estuda S.I. não possa estudar coisas como Inteligência Artificial ou Computação Gráfica, pois estas disciplinas costumam existir em cursos de S.I, mas como disciplinas eletivas em vez de disciplinas obrigatórias.

Assim como quem faz C.C, pode estudar sobre gestão ou engenharia de software mas puxando como eletivas.

Como você disse sobre programação específico, ambas os cursos vão te ensinar a programar , aprender sobre estrutura de dados e fazer análises de algoritmos, então quanto a isto não se preocupe.

Ambas também vão te dar uma base matemática boa, porém com C.C se aprofundando mais no assunto.

Foque em analisar a grade de disciplinas ofertadas pelas sua faculdade e veja se ela vai disponibilizar as matérias que você tem mais interesse como eletivas ou como obrigatórias.

Também vale lembrar que se você deseja seguir para área acadêmica, e se tornar Pesquisador ou Professor de Computação, o curso de Ciências da Computação vai te formar melhor.

Boa sorte na sua escolha e lembre-se de que o que faltar aprender na faculdade para entrar no mercado, você pode tirar de letra e aprender aqui na Alura ;) .