2
respostas

Qual caminho trilhar para o sucesso na programação?

Olá pessoal, me chamo Filipe Guerra, tenho 28 anos sou de Carangola-MG. Bacharel em direito, confesso que não me encontrei na área e sempre curti muito a área de computação em si. Estou buscando na programação como uma fonte de me achar na carreira, fazer algo relevante e claro, crescimento profissional. Como sou de uma área totalmente diferente, inicialmente estou buscando a parte de Front-End. Não sei muito diferenciar ainda, perdão por isso, caso haja diferença entre full stack propriamente dito e o programador front e back end. Gostaria de uma ajuda para quem está com dedicação exclusiva para estudar no que aprender primeiramente para se encontrar na profissão e ter chances rapidamente no mercado de trabalho. Juntamente com HTML, CSS E JS, estou cursando o inglês da Alura pois ja conheço e sei formular frases, mas sou fraquissimo na conversação. Como sou de cidade pequena e ja tenho casa própria, confesso que mudar de cidade por conta de emprego hoje não é uma prioridade minha mas nao descarto a possibilidade. Alguém podem e ajudar nesta caminhada com experiências, dicas e insights para melhor aproveitamento nesta nova jornada desafiadora que já estou e vou enfrentar? Forte abraço! Atte, Filipe Guerra

2 respostas

Boa tarde Filipe, tudo jóia?

Vamos por partes, o que é desenvolvedor front-end e back-end ? De maneira bem geral:

o Front-end trabalha mais com a interface da aplicação, preocupando com a acessibilidade e a usabilidade do sistema.

Já o Back-end trabalha mais com os "bastidores" da aplicação trabalhando no processamento dos dados e no gerenciamento deles.

Você pode ver um pouco mais no artigo O que é front-end e back-end? aqui mesmo da Alura.

Fora isso ainda existem outras áreas como Data Science, Dev Ops, Ux e UI e outras que valem a pena serem vistas.

Quanto ao que você deve estudar, vai muito do seu gosto. De inicio, o caminho que eu tomei, foi ver um pouco de tudo. Pelo menos o suficiente para você entender o contexto em que aquela tecnologia é usada, e entender o porque dela ser usada. No geral, recomendo que você tenha conhecimento (mesmo que básico) em mais de uma área.

No fim essa questão é bastante pessoal, mas fica a minha recomendação. Estude lógica de programação, e vá entendo o básico de algumas tecnologias. Assim que descobrir o que quer, se especialize nisso.

E um conselho, seja persistente. As vezes você pode se sentir para baixa e desanimado. Mas não se deixe abalar, persistência é a chave.

Bem... Espero ter ajudado

Abraços e bons Estudos !

Muito obrigado Thiago, irei seguir suas recomendações. Grande abraço!