Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Qual caminho seguir?

Olá, estou a terminar o "iniciante em programação" e queria saber, qual caminho, eu sigo?

Vejo que tem muita coisa no plano de carreiras, mas estou muito em duvida se parto para o front-end, se vou para alguma back... como decidir isso? visando um mercado de trabalho ou até mesmo algo mais freelancer .

5 respostas

Essa é uma pergunta sem resposta correta... Minha opinião é não se restrinja.. Existe um ótimo mercado para os dois.. Comece por exemplo, pelo backend.. Quando terminar vá para o front, vc não tem nada a perder, só a ganhar :).

solução!

Ola Pedro

Tem um podcast novo do Hipsters que trata sobre carreira:

http://hipsters.tech/carreira-em-tecnologia-hipsters-31/

Na minha opinião, no front-end você e os seus usuários enchergam o resultado do seu trabalho diretamente enquanto no back-end seu trabalho fica meio que escondido mas os dois são fundamentais em sistemas profissionais e de grande porte. Não dá pra um viver sem o outro.

Olá Pedro, isso realmente é muito complicado, indo para o back-end você irá ao ar de forma mais profunda o que você aprendeu nos cursos de lógica e irá aprender, ou reforçar, o conceito de orienta ao à objetos o que é fundamental na carreira.

Ambos são muito importante, o front-end realmente é muito perceptível ao usuário, mas se você, como back-end pega uma aplicação que é lenta e deixa ela mais rápida sem perder nenhuma funcionalidade o cliente tá bem irá perceber, no fim é interessante aprender ambos e focar em qual você mais gostar.

Agora, opinião minha, o curso de Java seria bem interessante por conta da orientação à objetos, mas é só uma opinião minha, a escolha é sua :)

Espero ter ajudado um pouco Abraço e bons estudos

Muito obrigado pelas respostas, agora consegui ter uma noção de como começar e por onde.

por nada, e obrigado pelo feedback :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software