Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Qual algoritmo posso utilizar para obter uma imagem real a partir de uma imagem de desenho (retrato falado)

Bom dia, Conforme explicações em aula sobre marcos faciais (nariz, boca, olhos, etc), sabemos que determinadas características do rosto definem uma determinada pessoal. Assim gostaria de saber se existe algum algoritmo de reconhecimento facial que dada uma caricatura (retrato falado de algum foto real), conseguimos obter a imagem real, pesquisando em uma base de dados de imagens reais. Desde já agradeço a atenção.

2 respostas
solução!

Olá Franciscarlos, tudo bem?

Agradeço a paciência em esperar uma resposta.

Neste caso irá exigir um sistema mais complexo. Infelizmente nós não temos um curso específico para o problema, mas posso te fornecer alguns insights para sua pesquisa.

O primeiro é que para fazer uma comparação, o sistema precisaria de imagens similares e uma desenho de retrato falado não seria muito similar a uma foto de uma pessoa, quando levamos o ponto de vista de uma máquina. Portanto, seria interessante utilizar de um modelo generativo que cria uma imagem mais "real" a partir do desenho. Existem diversos artigos na internet que podem te dar uma ajuda sobre isso, mas um passo inicial bem interessante você pode encontrar aqui. O artigo esta em ingles, mas é possível traduzi-lo com o próprio tradutor do navegador.

Tendo uma imagem similar a foto, é possível fazer uma comparação entre os rostos, um estudo sobre algoritmos de reconhecimento facial podem ser de grande ajuda aqui. Você pode encontrar outras bibliografias na internet a esse respeito, mas deixo uma sugestão neste link como uma opção inicial de estudo com tensorflow.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Aqui tem outra contribuição, um paper com esse foco, talvez não para um retrato falado com fins policiais, mas artísticos.

Abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software