Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Qual a verdadeira filosofia do docker

No primeiro curso foi dito que o Docker veio para eliminar o parque de máquinas fisicas, embarcando todos os containers em uma maquina... agora o Docker Swarm vem para trazer todas as máquinas fisicas de volta eliminando a vantagem inicialmente aludida.

3 respostas

Opa Anderson, tudo bem?

Na verdade a ideia continua a mesma, porém agora como nós podemos esgotar todos os recursos de uma máquina com diversos containers em execução, precisamos ter uma divisão de recursos de forma mais performática entre diferentes máquinas (virtuais ou não) para que os nossos containers não parem de funcionar por falta de recursos.

Teacher, então a idéia é esgotar os recursos das máquinas fisicas que estejam na rede docker, distribuindo a carga. Não vi no curso algo referente ao controle do uso dos recursos da maquina como memoria, processador e disco. O docker consegue gerenciar isso? Por exemplo, consegue perceber uma maquina que está necessitando de mais processamento, memoria ou disco e alocar o recurso para ela de alguma forma automatizada?

solução!

Anderson, na verdade a ideia é justamente não fazer com que as máquinas tenham seus recursos esgotados e rodem os containers sem problemas.

O Docker consegue gerenciar de maneira automática os recursos do sistema através de um cara chamado cgroups. Também é possível definir os limites de consumo manualmente no momento da criação do container/serviço.