Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

qual a vantagem de um IP estático?

Olá tudo bem? Estou com várias dúvidas, me desculpem. Estou iniciando.

1) Qual a vantagem de um IP estático?

2) Como faço para colocar um IP estático? Eu preciso conectar com outro computador usando a ethernet? ou eu posso fazer no computador por si só? Digo isso, pois na aula o professor utilizou outro computador. Eu tentei reproduzir a aula, mas sem conectar em outro pc com o cabo e eu não acho o local para configurar o IP.

3)Como eu faço para achar um IP estático para minha máquina? De onde eu tiro esse número? Eu invento ou ele é dado por alguém?

Obrigada!

3 respostas

Olá Ligia, tudo bem?

Magina, não precisa se desculpar, estamos aqui para ajudar. Vou colocar as respostas abaixo:

1-) A utilização do endereço IP estático possui algumas vantagens, uma delas é que pelo fato do endereço IP não mudar, nós podemos utilizá-lo para um servidor web por exemplo que necessita da resolução DNS para que nós possamos utilizar o domínio (ex: www.google.com) para acessar o conteúdo web do servidor. Imagina, se endereço IP ficasse alterando constantemente, seria mais difícil realizar essa tradução.

2-) Quando nós estamos em um ambiente doméstico ou dentro de um ambiente corporativo, geralmente não precisamos nos preocupar com a utilização de um endereço IP estátivo, isso porque nós temos um servidor (no caso doméstico o próprio roteador) que fará essa alocação de endereços IP para as máquinas que estiverem conectadas. No caso, se for mesmo assim necessário alocar um endereço IP estático para o computador, a configuração irá mudar conforme o sistema operacional utilizado no computador (Windows, Linux ou Mac). Se estivermos no Windows por exemplo, precisamos ir em Propriedades de Protocolo TCP/IP versão 4 para fazer as alterações.

Obs: Por favor, cuidado ao fazer essas alterações pois podemos perder o acesso a conexão a internet, já que não estaremos mais recebendo o endereço IP do servidor DHCP/roteador doméstico

3-) O endereço IP estático é fornecido pelo provedor de serviços. Quando nós adquirimos um serviço de contratação, por exemplo de um servidor exclusivo para nossa empresa, o provedor irá alocar um endereço IP público disponível para que nós possamos assim acessar o servidor e fazer as configurações necessárias.

Abs

Obrigada pelas respostas! me ajudaram muito!

só a última pergunta, por favor!

nos exercícios em sala, utilizando o packet racer, eu tenho que conectar os computadores por cabo, ou ele simula sem eu estar conectada?

obrigada!

solução!

Olá Ligia, tudo bem?

Legal, fico contente em saber que conseguimos ajudar.

Exatamente, para que a comunicação seja feita entre os computadores é necessário realizar a conexão via cabo entre eles.

Abs