Olá,
Quando acontece de se finalizar o período estipulado para uma Sprint e não se consegue concluir todas tarefas a ela definida, qual o melhor a se fazer?
Obrigado.
Olá,
Quando acontece de se finalizar o período estipulado para uma Sprint e não se consegue concluir todas tarefas a ela definida, qual o melhor a se fazer?
Obrigado.
Aí pode entrar a retrospectiva para o time tentar achar alguns possíveis motivos... Não é o fim do mundo, principalmente no inicio do projeto, onde o time ta se alinhando e se conhecendo melhor.
Mas e em relação as tarefas que não foram concluídas, são automaticamente passadas para a nova Sprint?
Obrigado.
Olá Alan,
isso de uma tarefa não ficar pronta na Sprint em que ela foi adicionada é algo relativamente comum. No fundo, quando decidimos no planning quais histórias entrarão na sprint estamos fazendo uma estimativa. E a única coisa certa sobre estimativas é que elas provavelmente estão erradas. Ainda mais no começo do projeto como o Alberto bem comentou, em que há muita incerteza e o time conhece pouco das regras de negócio.
Quando acontece de algumas histórias não ficarem prontas, em geral na Review tanto o cliente quanto o P.O. ficam cientes disso dado que ela não foi apresentada. E no próximo planning o P.O. pode julgar se estas histórias que não ficaram prontas continuam prioritárias. Se sim, elas entram com a prioridade máxima nesta sprint que está começando, sendo as primeiras histórias que precisam ser feitas pelo time. Mas vezes pode acontecer de ocorrer alguma mudança no mercado e o P.O. julgar que existem outras histórias ainda mais importantes que precisam ser feitas antes do que estas que não ficaram prontas. Ai elas podem ficar no final do sprint backlog ou até mesmo ficarem para sprints futuros, voltando pro product backlog.
Não necessariamente as tarefas entrarão na próxima Sprint, pois o problema pode ocorrer de novo, o PO (como responsável) deve re-priorizar o backlog.
É provável que o Time tenha subestimado a complexidade das histórias, durante a retrospectiva será perceptível.
A pergunta não é tão específica, mas, considerando que o não cumprimento seja devido alguns itens não estarem Prontos, isso é possível identificar no decorrer da Sprint e avisar o PO o quanto antes.