Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Qual a sequência dos cursos?

Boa tarde. Não tenho noção nenhuma de programação em Alto Nível, programo apenas microcontroladores em C e Assembly. Comecei no Alura há aproximadamente um mês já fiz vários cursos porém estou tendo uma fortíssima dificuldade em descobrir e acompanhar as sequências dos cursos. Notei que os cursos introdutórios são básicos demais e os cursos que deveriam ser as "sequências" possuem um nível muito mais alto.

Desejo saber, qual a sequência correta para aprender no Alura?

8 respostas

Oi Henrique,

normalmente a gente indica seguir as trilhas.

Como vc já tem uma boa bagagem como programador acredito que vc realmente não terá nenhuma dificuldade no treinamentos inicias, no entanto não aconselho pular etapas.

Para eu te ajudar melhor, qual é exatamente o seu objetivo?

abs

Olá Nico!! Muito obrigado pela atenção!

Meu objetivo principal é alcançar o conhecimento para desenvolvimento web, mobile e desktop com foco na comunicação com placas como Arduino por exemplo, para desenvolvimento de softwares de supervisão.

Abraço!

Oi Henrique,

não sei tanto sobre o Arduino e como fazer a integração (será que dá suporte ao HTTP?), mas vc já decidiu qual linguagem ou plataforma vc vai seguir?

Pergunto, pois principalmente no desenvolvimento web há algumas opções na Alura como: Java, .NET, Ruby, PHP ou JavaScript.

Abs

Tem alguma outra forma de contato?

solução!

Sim:

nico.steppat@caelum.com.br

abs

Meu nome é Claudio e estou com algumas dificuldades sobre a sequencia dos cursos, meu foco é java ,terminei o java primeiros passos e orientação a objetos e estou indo para web, pois estou precisando muito dos conhecimentos sobre java web, e lá começas as primeiras dúvidas sobre a sequencia, pois mesmo que siga a trilha java web, lá está começando Servelet 3, sendo que alguns livros e até apostila da caelum começam por JSF, também senti algumas faltas java EE, os estudos anteriores estava usando o Eclipse SE e se não tivesse pesquisando nunca iria ficar sabendo que precisaria usar um plugin ou instalar o Eclipse EE para fazer o curso Web da Alura, acho que está faltando estas informações também, além de uma documentação da sequencia dos cursos.

Claudio, tudo bem?

É interessante seguir a trilha da forma como está.

A base da programação web em Java são os Servlets e JSP. Aconselho começar por lá, pois isso irá fornecer uma base para que você estude os frameworks tendo alguma ideia do que acontece por debaixo dos panos.

A caelum também tem uma apostila que o foco é nessa base do desenvolvimento web](http://www.caelum.com.br/apostila-java-web/). ;)

Faz sentido?

Sim, obrigado