Oi Tales,
Assisti as aulas e pelo que entendi neste vídeo específico mencionado por ti foi que a Netflix não tinha como entrar na França, pelo investimento que teriam que fazer naquele época para se estabelecer no país.
Eles decidiram oferecer a sua principal série para o Canal+ porque poderia ser uma boa maneira de gerar dinheiro com a série. Mas depois, quando a Netflix conseguiu entrar na França, eles não tinham o carro chefe, a série mais valorizada, para disponibilizar na plataforma porque ela já estava no Canal+.
Moral da história (na minha opinião): uma decisão tomada pensando no curto prazo refletiu negativamente no que seria a estratégia de médio/ longo prazo.
Esse é um dos cuidados que precisamos tomar em relação as estratégias. Às vezes precisamos capitalizar a curto prazo por conta de compromissos e custos que assumimos com o negócio, mas isso pode gerar perdas no futuro.
Entendo que é complexo tentar adivinhar, deduzir e/ou fazer estimativas, riscos sempre existirão, o negócio é tentar diminui-los o máximo para não prejudicar o negócio.
Desculpe o textão :)
Espero ter ajudado.