1
resposta

Qual a real vantagem em disponibilizar o software como open-source?

Pensando em algumas estratégias específicas de ganhar dinheiro com open source - como por exemplo "ofuscar" o código fonte, parecem um tanto quanto estranhas e controversas. Nesse cenário, não seria melhor deixar o software como sendo proprietário e pago logo de uma vez? Qual a vantagem de fazer isso? Seria apenas uma forma de politizar e dizer que sua aplicação é "open source"?

1 resposta

Olá Luís, tudo bem?

Ótima pergunta! Existem diversas vantagens em disponibilizar o software como open-source. Uma delas é a possibilidade de ter uma comunidade de desenvolvedores trabalhando em conjunto para melhorar o software, o que pode resultar em um produto final de melhor qualidade e com mais recursos. Além disso, ao disponibilizar o código-fonte, os usuários podem personalizar o software de acordo com suas necessidades específicas, o que pode aumentar a satisfação do cliente.

Ressalto abaixo mais algumas vantagens:

  • Visibilidade e alcance: o open-source aumenta a visibilidade do seu projeto e permite que ele seja utilizado em uma variedade maior de contextos e plataformas, aumentando o seu alcance.

  • Maior segurança: o código-fonte aberto permite que a comunidade possa avaliar a segurança do software e identificar vulnerabilidades, resultando em um software mais seguro.

  • Redução de custos: o open-source pode reduzir os custos de desenvolvimento e manutenção de software, uma vez que o código pode ser compartilhado e reutilizado por outras pessoas e empresas.

Sobre a estratégia de "ofuscar" o código-fonte, isso pode ser visto como uma prática controversa, já que um dos principais benefícios do código-fonte aberto é permitir que outras pessoas possam contribuir para o projeto e melhorá-lo, o que se impossibilita se o código estiver ofuscado. Além disso, a comunidade open-source costuma ser bastante crítica em relação a empresas que adotam essa prática.

Por fim, é importante lembrar que disponibilizar o software como open-source não significa necessariamente que ele será gratuito. Existem diversas empresas que disponibilizam seus softwares como open-source e ainda assim cobram por serviços relacionados, como suporte e treinamento.

Espero ter ajudado.

Não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software