Existem pontos parecidos?
Essa dúvida me atingiu quando o Instrutor Sabino mencionou que não pode retornar um cartão para uma etapa anterior.
Alguém pode me esclarecer isso?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Existem pontos parecidos?
Essa dúvida me atingiu quando o Instrutor Sabino mencionou que não pode retornar um cartão para uma etapa anterior.
Alguém pode me esclarecer isso?
Olá, Fabrício, tudo bem?
Na realidade, o Método Kanban está relacionado com o Pensamento Lean (Lean Thinking) e o Pensamento Ágil (Agile Mindset) e, respondendo sua dúvida, uma das principais diferenças entre o Kanban e o cascata no que toca ao "não poder retornar o cartão" se dá pois o método Kanban permite o controle do leadtime – tempo médio de cada card nas coluna, garantindo o controle de um tempo médio de produção, de modo que os requisitos não passem muito tempo em uma só coluna.
Essa dinâmica por si só já é bem mais orgânica e ativa que o método cascata, uma vez que, partindo do mesmo princípio de divisão de requisitos, os testes só poderiam ser realizados ao fim do processo. Nesse A+ sobre cascata x ágil, o instrutor explica melhor sobre a imutabilidade do processo cascata, bem como a demora para obter feedback.
Temos também um artigo sobre Método Kanban: o que é, principais conceitos e sua função no dia a dia da agilidade, que pode te interessar!
Obrigada pela participação, quaisquer dúvidas, estamos à disposição.
Muito obrigado!