Gostaria de saber se existe alguma ferramenta na alura que me ajude a organizar os cursos para me tornar programador full stack ou receber um conselho de alguem mais experiente sobre por quais cursos começar e quais eu deveria fazer posteriormente.
Gostaria de saber se existe alguma ferramenta na alura que me ajude a organizar os cursos para me tornar programador full stack ou receber um conselho de alguem mais experiente sobre por quais cursos começar e quais eu deveria fazer posteriormente.
Oie Luigi, tudo bem contigo?
Caso você seja total iniciante nesse mundo da programação recomendo que você primeiro inicie com a formação de iniciante em programação, nela você vai construir uma base em lógica de programação, inclusive nessa formação inicial você já vai ter um bom contato com conceitos do front-end. Ao terminar essa formação você poderá escolher continuar se aprofundando em front-end ou partir para back-end, ou se você já tiver uma boa base já se torna possível fazer essa escolha.
Se você decidir ir para o back-end você terá varias opções, podendo seguir para Java, C++, PHP, Python, NodeJs e diversas outras opções.
Algumas trilhas para Back-End:
Java:
C#:
Python:
PHP:
Formações que você terá que dar uma olhada independente do caminho escolhido:
Agora para o front-end também existem algumas opções, mas elas acabam acontecendo nos frameworks ao invés das linguagens.
Trilhas para o Front-End:
HTML, CSS, JS e ReactJs:
HTML, CSS, JS e ReactJs:
HTML, CSS, JS e VueJs:
Importante dizer que a não ser que você tenha 10 anos de mercado é extremamente díficil se tornar bom tanto no back quanto no front, por isso recomendo você no começo escolher uma das áreas de focar só nela, e com o tempo você vai pegando para estudar a outra.
Qualquer um dos caminhos que você escolher terá uma ampla quantidade de oportunidades no mercado de trabalho, por isso vale a pena ver cada uma das linguagens e escolher a que mais te agrade.
Recomendo a leitura de algunsconteúdos também:
Espero ter ajudado!
Se tiver qualquer outra dúvida estarei por aqui :)