Gostaria de saber se existe alguma ferramenta na alura que me ajude a organizar os cursos para me tornar programador full stack ou receber um conselho de alguem mais experiente sobre por quais cursos começar e quais eu deveria fazer posteriormente.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Gostaria de saber se existe alguma ferramenta na alura que me ajude a organizar os cursos para me tornar programador full stack ou receber um conselho de alguem mais experiente sobre por quais cursos começar e quais eu deveria fazer posteriormente.
Oie Luigi, tudo bem contigo?
Caso você seja total iniciante nesse mundo da programação recomendo que você primeiro inicie com a formação de iniciante em programação, nela você vai construir uma base em lógica de programação, inclusive nessa formação inicial você já vai ter um bom contato com conceitos do front-end. Ao terminar essa formação você poderá escolher continuar se aprofundando em front-end ou partir para back-end, ou se você já tiver uma boa base já se torna possível fazer essa escolha.
Se você decidir ir para o back-end você terá varias opções, podendo seguir para Java, C++, PHP, Python, NodeJs e diversas outras opções.
Algumas trilhas para Back-End:
Java:
C#:
Python:
PHP:
Formações que você terá que dar uma olhada independente do caminho escolhido:
Agora para o front-end também existem algumas opções, mas elas acabam acontecendo nos frameworks ao invés das linguagens.
Trilhas para o Front-End:
HTML, CSS, JS e ReactJs:
HTML, CSS, JS e ReactJs:
HTML, CSS, JS e VueJs:
Importante dizer que a não ser que você tenha 10 anos de mercado é extremamente díficil se tornar bom tanto no back quanto no front, por isso recomendo você no começo escolher uma das áreas de focar só nela, e com o tempo você vai pegando para estudar a outra.
Qualquer um dos caminhos que você escolher terá uma ampla quantidade de oportunidades no mercado de trabalho, por isso vale a pena ver cada uma das linguagens e escolher a que mais te agrade.
Recomendo a leitura de algunsconteúdos também:
Espero ter ajudado!
Se tiver qualquer outra dúvida estarei por aqui :)