Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Qual a melhor prática para a questão vista na aula?

Olá!

Na aula em questão, temos um formulário na nossa página de cadastro e o botão na qual irá submeter o formulário está fora da tag do formulário por questões estéticas. Para o botão poder realizar a sua ação o professor atribui o formulário a uma variável "#formulário" e no evento de click do botão a variável é usada para forçar o submit do formulário:

formulario.ngSubmit.emit()

Minha dúvida é a seguinte:

Visto que os campos da tela foram atribuídos a um two way data binding, não seria melhor apenas atribuir uma função no click do botão de submit do formulário que iria realizar o salvamento dos dados visto que no controller já teríamos os dados alterados? Qual seria a melhor prática?

Obrigado!

3 respostas
solução!

Boa tarde, Jean! Como vai?

Essa situação, assim como tantas outras, não tem um padrão de solução definido! Eu utilizei essa solução para ser didático e mostrar a possibilidade de vincular a submissão do formulário mesmo com o botão fora do escopo do mesmo e tbm pq ao meu ver fica mais explícita a ligação do botão com o formulário. Mas vc poderia fazer da forma que sugeriu que não haveria nenhum problema!

No entanto, eu gostaria apenas de ressaltar que o botão não foi colocado fora do formulário apenas por motivos estéticos. Durante a aula eu comentei que o que fiz é um padrão de design de aplicações mobile que está ligado ao UX. Ou seja, a motivação foi melhorar a experiência do usuário e fazer os alunos se atentarem para essa necessidade durante o desenvolvimento de aplicativos.

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Olá Gabriel, obrigado pela resposta rápida!

Entendo que exista várias soluções para a questão na qual estamos discutindo, a ideia da pergunta era mesmo saber qual a sua opinião sobre a minha solução, apenas para entender se era uma solução válida mesmo (por questões de funcionamento e de boas práticas).

Saquei sobre o padrão de design de aplicações mobile.

Era isso mesmo, dúvida sanada.

Obrigado!

Por nada, Jean! Sempre que tiver qualquer dúvida é só mandar aqui no fórum!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software