Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Qual a melhor plataforma?

Estou começando meu TCC. É um sistema de inventário de estoque.

É um aplicativo que permite a bipagem de itens (de um supermercado por exemplo) atraves da camera do celular ou se for um coletor de dados pelo laser de código de barras. Se possível tem que funcionar em Android e iOS, mas estou aberto a ouvir prós e contras disso, inclusive se for o caso de desenvolver nativo em java android, Android é o principal.

Os itens ficaram armazenados no dispositivo inclusive com algumas consultas em forma de lista para poder excluir itens bipados errados e parametrizar os campos de coleta.

Um detalhe importante, na hora da bipagem, tem que bipar o código de barras rapidamente e já pular para o próximo, sem muita perda de desempenho. É o único gargalo, tirando isso pode até ser meio lento. Pode ser feio também. kkk

Eu já pesquisei bastante e não consigo decidir a plataforma que vou desenvolver, Ionic, React Native, Java Android, etc...

A maioria dá explicações genéricas como Ionic tem menos desempenho que ReactNative que tem menos desempenho que Java Android.. e por outro lado quanto menos desempenho mais fácil a programação. Mas eu não sei ao certo se posso usar Ionic por exemplo e ter um bom resultado para o meu caso específico. Não quero descobrir lá na frente que era mais fácil fazer em tal plataforma ou que em tal plataforma não dá pra fazer tal funcionalidade do sistema.

Se alguém puder evitar que o meu TCC seja uma grande tragédia, eu agradeço.

Quem responder a altura merece um troféu. Obrigado!!!

3 respostas

Boa noite, Augusto! Como vai?

Bom, ao meu ver a parte mais crítica seria a tal identificação do produto através da câmera do celular. Então, se eu estivesse no seu lugar faria o seguinte:

Desses que vc citou, eu vejo o Ionic como sendo o caminho que te permitirá desenvolver o que é preciso de forma mais rápida. Então, eu verificaria se há algum plugin pro Ionic que permita ler código de barra e identificar produtos através da câmera ( eu acho que há, pois se não estou enganado já vi rolar algo nesse sentido na comunidade Ionic ). Havendo esse plugin, eu desenvolveria um aplicativo que não faz nada além de usar esse plugin para identificar um produto através da câmera e listar os produtos identificados. Se a performance te atender, toca o projeto em frente com o Ionic mesmo.

Agora, se a performance não atender ou se o tal plugin não existir, então parta para o React Native e faça o mesmo processo citado pro Ionic.

Por fim, se também o React Native não atender, então vá para o desenvolvimento nativo.

O que vc acha da ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

O problema é que eu preciso aprender o básico de cada uma para colocar esse plugin. E o básico de cada uma já é bastante coisa.

solução!

Opa, Antônio! Tudo certo?

O problema é que eu preciso aprender o básico de cada uma para colocar esse plugin. E o básico de cada uma já é bastante coisa.

Pra utilizar apenas o plugin provavelmente vc terá que saber menos que o básico de cada plataforma! E vou te dizer mais, provavelmente vc deve encontrar pelo Github algum repositório com uma aplicação básica já criada e utilizando o tal plugin.

Além do mais, não há uma bala de prata pra resolver o seu problema! Se alguém disser pra vc, por exemplo, seguir pelo caminho do React Native vc pode achar a curva de aprendizado muito grande ( e normalmente é o que as pessoas sentem ). Se vc for pro Android vc fica sem o aplicativo pra iOS. Sendo assim, ir pro Ionic te dá a garantia de ter uma curva de aprendizado um pouco menor e a chance de ter o aplicativo para Android e iOS.

Ou seja, acho que não tem tanto motivo pra vc temer uma perda de tempo inicial pois esse processo de teste tem tudo pra ser bem rápido.

Por fim, é importante dizer aqui que certamente vc terá o auxílio do pessoal aqui do fórum pra te ajudar em quaisquer dúvidas que surgirem pelo meio do caminho!

Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço, meu aluno!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software