5
respostas

Qual a melhor linguagem para quem quer começar a programar?

Estou interessado em aprender a programar, ainda sem objetivo definido (talvez para aplicações mobile, talvez para aplicações web em geral), porém estou na dúvida sobre por onde começar? Qual linguagem é a ideal para quem está dando os primeiros paços na programação? Qual as grandes diferenças entre as linguagens disponíveis e suas aplicações ideais, tipo; Java é ideal para utilização X e PHP é ideal para quem quer fazer Y?

5 respostas

Olá Alex, tudo bem com você?

Essa é uma pergunta muito boa, a grande questão é que as linguagens evoluíram muito e hoje nós conseguimos concluir nossos objetivos em N linguagens diferentes sem muita dificuldade

Em relação as melhores linguagens para começar eu diria que Python, e na segunda posição o Javascript, são linguagens que tem uma sintaxe um pouco mais amigável e tem um leque de aplicações enormes

O grande poder do Python é a área de data science, machine learning, estátistica, entretanto temos uma ferramenta chamada Django, que permite criar aplicações web de uma maneira muito legal e também é bem utilizado

O javascript é muito dinâmico, e hoje em dia é utilizado tanto para aplicações backends, e para desenvolver a parte de web e desenvolvimento mobile, com uma ferramenta chamada React, caso você pretenda criar sites, não importa a linguagem que você escolha, uma hora será necessário parar para aprender javascript para lidar com as interações dos usuários

Outras linguagens podem ter uma curva de aprendizado um pouco maior, mas acredito que aqui dentro da plataforma há bastante cursos para introduzir de forma bem consistente na linguagem

Em relação a essa separação do que a linguagem é boa, é um pouco chatinho, por conta do que citei anteriormente, muitas linguagens vem performando bem em áreas diferentes, mas vou fazer um resumo, mas podem existir outras coisas em que elas são boas:

  • C#, Java, PHP: São boas para criar serviços de backend, você vai ouvir bastante o termo de API Restque são serviços que disponibilizam dados para os nossos sites e aplicativos mobile

Aqui eu citaria que o C# tambem é ótimo para desenvolver jogos, com uma ferramenta chamada Unity Também é comum vermos aplicações MVC, que são sites completos ao invés de prover dados

  • Javascript: Aplicações Web, também temos o Node.js para criar servidores, e o React Native para o mundo mobile

  • Kotlin: Basicamente é uma alternativa ao Java, o grande poder dele é no desenvolvimento Android, mas consegue fazer tudo que o Java faz

  • Dart: É a linguagem utilizada para desenvolvimento multiplataforma utilizando a tecnologia da Google, o Flutter, serve para criar tanto aplicativos mobiles, quanto está evoluindo para desenvolver para desktop

Compreendeu?

Abraços e Bons Estudos!

Obrigado Geovani, ajudou bastante. Penso então que o Javascript seja o ideal para o meu começo. Obrigado.

Só uma dúvida, quando você diz Javascript está se referindo ao curso de Java? Ou melhor, eu devo primeiro aprender Java para entender Javascript, ou será que é tudo a mesma coisa e eu estou apenas querendo separar a uva do vinho?

Opa Alex,

Na verdade os dois são bem diferentes, o javascript é uma outra linguagem de programação, o nome dela faz referência ao java, mas foi apenas parte do marketing :)

Normalmente o javascript você vai ouvir ou sendo chamado pelo nome, ou de js, enquanto o java é só chamado pelo nome mesmo :)

A parte de javascript temos os 2 cursos de lógica de programação:

E os mais focado em javascript mesmo que são esses:

Abraços!

Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software