Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Qual a melhor forma de validação?

Bom dia, gostaria de saber qual a melhor forma de validar um formulário, via template ou back-end? Obrigado!

4 respostas

atrelando um evento no submit do formulário (usando addEventListenner com Js Puro, submit ou o on do jQuery), selecionando cada um dos campos e validando um por um

Espero ter ajuddado :)

Anderson, a validação tem que ser feita nos dois lados. Se você faz no backend, esta protegido caso alguém desative o JavaScript ou acesse sua API diretamente. A validação no lado do cliente é para melhorar a experiência do usuário, dizendo logo de cara para o usuário que há um problema evitando assim realizar uma requisição para o servidor.

solução!

Como o Flávio falou, Anderson, é importante manter a validação no front-end e back-end para garantir tanto uma boa experiência do usuário quanto segurança contra alguns usuários mal intencionados.

No front-end com Angular existem ainda 2 formas de validação. No template e no modelo. Eu particularmente prefiro a validação no template, pois me remete à ideia de simplesmente interagir com o usuário, sem garantia de segurança, assim como a validação nativa do HTML5.

Abraços e bons estudos!

OK, agora ficou claro pra mim, valeu pessoal!