Bom dia, gostaria de saber qual a melhor forma de validar um formulário, via template ou back-end? Obrigado!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia, gostaria de saber qual a melhor forma de validar um formulário, via template ou back-end? Obrigado!
atrelando um evento no submit do formulário (usando addEventListenner com Js Puro, submit ou o on do jQuery), selecionando cada um dos campos e validando um por um
Espero ter ajuddado :)
Anderson, a validação tem que ser feita nos dois lados. Se você faz no backend, esta protegido caso alguém desative o JavaScript ou acesse sua API diretamente. A validação no lado do cliente é para melhorar a experiência do usuário, dizendo logo de cara para o usuário que há um problema evitando assim realizar uma requisição para o servidor.
Como o Flávio falou, Anderson, é importante manter a validação no front-end e back-end para garantir tanto uma boa experiência do usuário quanto segurança contra alguns usuários mal intencionados.
No front-end com Angular existem ainda 2 formas de validação. No template e no modelo. Eu particularmente prefiro a validação no template, pois me remete à ideia de simplesmente interagir com o usuário, sem garantia de segurança, assim como a validação nativa do HTML5.
Abraços e bons estudos!
OK, agora ficou claro pra mim, valeu pessoal!