1
resposta

Qual a maneira mais facil de pensar na instrução return?

Eu não consegui pensar na intrução return para o exercicio e abri a opção do oerientador. Existe um maneira eficaz de lembrar desse recurso na hora de declarar o código?

<meta charset="UTF-8">

<script>
    function pulaLinha() {
        document.write("<br>");
    }

    function mostra(frase) {
        document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

    var numeroPensado = Math.round(Math.random() * 10);
    var chute = parseInt(prompt("Digite seu chute"));  

    if (chute == numeroPensado) {
        mostra("Você acertou! Uau!");
    } else {
        mostra("Você errou, o número pensado foi " + numeroPensado);
    }

</script>


1 resposta

Oi Socorro, tudo bem ?

O return é muito poderoso quando queremos isolar o nosso código em funções. No exemplo do professor, ele isola em uma função o numero sorteado, então, temos que pensar:

  • Tenho uma função que recebe um número e nesta função irei calcular o número sorteado. Como posso passar este valor sorteado para o resto do código ?

E a resposta é por meio do return, desta forma, em outras partes do código conseguiremos saber qual número será sorteado dentro da função e utilizá-lo, seja para mostrá-lo na tela ou então, realizar outras operações. Tranquilo até aqui?

Podemos fazer um exemplo simples, imagine que você tenha uma função que recebe dois números A e B e terá que fazer uma soma entre eles:

function somaDoisNumeros(A,B) {
       soma = A + B
    }

E agora? E se você quiser utilizar o valor da soma para multiplicar por dois em uma outra parte do código que não está dentro da função? Para isto, o return se faz necessário, uma vez que retornarmos o valor da soma e poderemos utilizá-lo em outros lugares do código.

Da forma como você fez o código está correto, a sugestão que fica, é utilizar funções para que se possa ter uma reusabilidade maior do seu código.

Qualquer dúvida estou a disposição. Espero ter ajudado. Bons estudos!!!